A “princesinha do mar”, Copacabana, completa 132 anos neste sábado (06) e a festa vai ser grande! No domingo (07), a partir das 9h da manhã até o meio-dia, a Avenida Atlântica, na altura da Rua Figueiredo de Magalhães, será palco de uma comemoração especial para celebrar o aniversário do bairro mais famoso do Rio.
+ LEIA TAMBÉM: ►Grávida ferida em explosão de lancha em Cabo Frio recebe alta
A festa vai ter de tudo um pouco! A banda e os cachorros da Guarda Municipal vão animar o público com música e alegria. Cavalos da Polícia Militar também estarão presentes para garantir a segurança e dar um show de elegância. O Corpo de Bombeiros e o 3º Grupamento Marítimo (GMAR) também vão marcar presença no evento.
Para os pequenos, a festa terá um espaço de recreação infantil especial, onde eles poderão brincar e se divertir à vontade. E para quem quiser se proteger contra a gripe, haverá um posto de vacinação no local.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
O presidente da Associação de Moradores de Copacabana (Amacopa), Tony Teixeira, destaca a importância do bairro para a cidade e para o Brasil.
“Copacabana completa 132 anos, sempre vibrante e cheia de vida. É um dos palcos mais importantes do mundo, onde pessoas de todas as classes sociais se encontram e celebram. É o bairro que não dorme, com vida 24 horas por dia. E foi aqui que nasceu o bossa nova, o ritmo musical mais famoso do Brasil. Copacabana acolhe a todos com simpatia, alegria e amor. Viva Copacabana!”, afirma Tony.
A história de Copacabana começou com o nome “Sacopenapã”, que em Tupi significa “o barulho e o bater de asas dos sós”. Foi apenas no século XVII, com a inauguração de uma pequena igreja em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana, em um rochedo na altura do posto 6, que o bairro passou a se chamar Copacabana. Em 6 de julho de 1892, com a inauguração do Túnel Velho, o bairro oficialmente “nasceu” e a data se tornou o aniversário oficial de Copacabana.