Representantes de mais de 30 entidades brasileiras e internacionais, incluindo órgãos públicos e empresas de países como França, Espanha e Reino Unido, se reunirão a partir desta segunda-feira (29/05) em Maricá para a 3ª edição do Congresso Brasileiro de Hidrogênio.
O evento, que será realizado na orla da Barra de Maricá e segue até quarta-feira (31/05), tem como tema “Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização com o uso do Hidrogênio” e é organizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio em parceria com a Prefeitura de Maricá.
A cidade tem se destacado por suas políticas de desenvolvimento de diferentes cadeias de valor para o hidrogênio, incluindo a comercialização e uso da substância. Durante o congresso, também será exibido o protótipo de ônibus movido a hidrogênio, fruto da parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Coppe/UFRJ. O estudo da tecnologia faz parte do plano da cidade de descarbonizar totalmente a frota de coletivos até 2038.
O investimento total é de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe, que utilizarão diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio. A cidade conta atualmente com uma frota de 115 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT) sem custos para a população.