O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um recado direto ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar que o Brasil não aceitará imposições comerciais sem resposta. Durante entrevista no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (30), Lula destacou que pretende manter uma relação de respeito com o governo americano, mas garantiu que qualquer tentativa de prejudicar a economia brasileira será revidada.
“Eu já governei o Brasil com presidente republicano, já governei com presidente democrata. E a minha relação é sempre a mesma, a relação é de um Estado soberano com outro Estado soberano. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu fui eleito para governar o Brasil”, afirmou.
A declaração veio após recentes sinalizações de Trump sobre a possibilidade de impor tarifas sobre produtos exportados por países como o Brasil. Lula foi enfático ao garantir que, caso isso aconteça, haverá retaliação.
“Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos americanos. É simples, não tem nenhuma dificuldade”, cravou Lula.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Além da questão comercial, o petista criticou a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, que estabelece metas climáticas. De igual forma, o corte de recursos para a Organização Mundial da Saúde (OMS), medidas defendidas por Trump. Para Lula, tais decisões representam um retrocesso global.
“Regressão da civilização humana”, disse o presidente brasileiro.