Leste FluminenseNiteróiPolícia

Com ajuda do Cisp, Segurança Presente prende ladrões da Americanas – VÍDEOS

Chegou ao fim a série de roubos que vinha aterrorizando, pelo menos, três filiais da Americanas, em Niterói. Uma ação do Centro Integrado de Segurança Pública da Prefeitura de Niterói (Cisp), através do eficiente sistema de cercamento  eletrônico da cidade, juntamente com policiais militares e agentes civis da Operação Segurança Presente Niterói, resultou na prisão de um casal suspeito da autoria dos crimes. A ação aconteceu neste sábado (27), na Avenida Jansen de Melo, no bairro São Lourenço.

Desde novembro do ano passado, as lojas da Americanas de três bairros de Niterói – Largo da Batalha, Icaraí e Itaipu – sofriam com assaltos. Os criminosos usavam o mesmo modo de agir: chegavam à loja em uma moto, e rendiam os funcionários com armas. Dessa forma, levavam diversos aparelhos celulares.

Após os roubos registrados na última semana, as equipes do Cisp receberam informações sobre a moto utilizada nos crimes. Contudo, não havia número da placa. Todavia, isso não impediu o Cisp de agir.

Através de um trabalho de inteligência com o uso de tecnologia de ponta, em conjunto com a equipe da Americanas, os agentes chegaram ao modelo da moto. Assim, teve início à busca pelo veículo e, com isso, Marcos Vinicius dos Santos Justino, de 23 anos, acabou localizado.

Prisão e antecedentes

Agentes do Segurança Presente Niterói efetuaram a prisão de Marcos Vinicius na Avenida Jansen de Mello, na tarde deste sábado (27). Segundo informações da polícia, ele já tinha dois mandados de prisão em aberto por roubo. Uma mulher, apontada como sua comparsa, também foi detida na ação, que também recuperou 11 telefones celulares.

A polícia confrontou os vídeos registradas por câmeras de segurança, durante os crimes de roubo, com a imagem dos detidos, identificando-os.

Por fim, a polícia conduziu os detidos para a Central de Flagrantes, a 76ª DP (Centro de Niterói), onde estão à disposição da justiça.

Ação integrada

O Major Clímaco, Coordenador da Operação Segurança Presente Niterói, destacou a importância da ação integrada entre as diferentes forças de segurança. Igualmente, ressaltou a colaboração com a equipe de seguranças da Americanas para o sucesso da operação.

LEIA TAMBÉM: ► Criminoso sanguinário Batoré é preso no Centro de Niterói

“A participação dos agentes do Cisp, dos civis e militares do Segurança Presente de Niterói e da inteligência da Americanas foi fundamental para a identificação do acusado e a prisão do casal”, afirmou o Major.

Segundo informações do Cisp, os agentes da Inteligência do Cercamento Eletrônico treinaram a inteligência artificial para ampliar as funções investigativas. Desse modo, houve aumento da percepção das câmeras para ajudar a prender criminosos. Após um período de treinamento e testes, robôs podem reconhecer  as cores.

O diretor do Cisp, Nilson Cunha, explica que no Machine Learning, os computadores são treinados para analisar dados e identificar padrões, a fim de realizar tarefas específicas ou fazer previsões. Em vez de seguir instruções específicas, os algoritmos de Machine Learning são projetados para aprender com os dados disponíveis e melhorar seu desempenho ao longo do tempo.

” Nós já tínhamos um resultado muito positivo  nos últimos anos somente com fragmentos de placas , mas agora  com esse treinamento  dos robôs, ampliamos nosso sistema e o reconhecimento aconteceu pelas cores. Nossos agentes passaram toda a semana buscando as informações e repassamos para os agentes da polícia. É uma tecnologia de ponta com muitos resultados e vamos ficar de olho”,  afirma Nilson  Cunha.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *