
Trio fundador do coletivo Escritoras Vivas. Foto: Divulgação.
Em janeiro de 2021, o mundo vivia o auge da pandemia de covid-19. Todos só faziam uma pergunta: “Quando isso vai passar?”. E foi nesta época cheia de dúvidas que um trio fundou um coletivo de escritoras mulheres. E em janeiro de 2025, o grupo Escritoras Vivas completa quatro anos com uma programação especial no dia 7 de janeiro, a partir das 18 horas, no acolhedor Empório Vírgula, no bairro do Boaçu, em São Gonçalo, no Leste Fluminense.
programação inclui uma noite de trocas, reflexões e celebrações que reafirmam a relevância da produção literária feminina.
A partir das 18h, o encontro Leia Mulheres dá início às atividades com um debate sobre o clássico A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, obra que aborda questões de identidade, exclusão e humanidade. Em seguida, às 19h, será lançado o aguardado videocast “Escritoras Vivas: A escrita para empoderar as estudantes de São Gonçalo”, que apresentará entrevistas e discussões conduzidas por escritoras do coletivo, promovendo novas perspectivas sobre a presença feminina na literatura contemporânea. O videocast é uma realização via Lei Paulo Gustavo de incentivo à Cultura.
Encerrando a programação, às 20h, um sarau promete emocionar o público, com participações especiais, música voz e violão, leitura de poemas, exposição e venda de livros das autoras integrantes do grupo.
Fundadoras celebram conquistas
Quem vê Cyntia e não a conhece, pode até duvidar se está diante de uma escritora. Tímida, mas de olhar bem atento, ela prefere a segurança do silêncio à falas prolongadas. Entretanto, basta estar diante de um computador, ou até mesmo com um bloco de folhas junto a uma caneta, para ela traduzir nas páginas que escreve tudo o que sente e pensa.
Aurora de “Coração de Cleópatra” e mãe da pequena Maria Flor, de 4 anos, a escritora fala com orgulho das conquistas do coletivo.
Celebrar esses quatro anos significa reconhecer a força de um trabalho coletivo que transforma vidas e fortalece várias vozes. Esse evento é uma oportunidade de refletir sobre tudo o que conquistamos e continuar projetando o futuro,” afirma Cyntia Fonseca, uma das integrantes do coletivo.
Desde sua criação, o Escritoras Vivas realizou inúmeras ações de impacto em São Gonçalo, como os ciclos de debates sobre escritoras brasileiras e as oficinas de escrita criativa que despertaram novos talentos na região.
Yonara Costa, fundadora, reforça a importância de fomentar espaços literários.
“É essencial criar ambientes onde mulheres se sintam representadas e tenham suporte para expressar suas histórias. A literatura é uma ferramenta poderosa para isso”, afirmou
“O Empório Vírgula sempre foi um parceiro importante. Celebrar aqui reforça a sinergia entre os movimentos culturais da cidade e o nosso trabalho literário,” destaca Suzane Veiga, também à frente da iniciativa.
Para janeiro, o Coletivo Escritoras Vivas dá continuidade ao seu legado com a retomada das oficinas de escrita. Mais detalhes em breve nas páginas oficiais do coletivo.
O evento de comemoração dos 4 anos do coletivo no Empório Vírgula é gratuito e aberto ao público.
Serviço
Endereço: Empório Vírgula – R. Carlos Gianelli, 235, Boaçu, São Gonçalo
Data: 07/01
Horário: 18h