Uma cobra Suaçuboia (Corallus Hortulanus), espécie rara e de grande importância para pesquisas científicas, resgatada na agência dos Correios em Saquarema na última terça-feira (12), será transferida para o Instituto Vital Brazil em Niterói.
A Guarda Ambiental de Saquarema capturou a jovem fêmea, medindo 1,28m e pesando 180g, após acionamento por funcionários da agência. Devido, sobretudo, à raridade da espécie, o Instituto Vital Brazil manifestou interesse em acolher a cobra para estudos e pesquisas futuras.
Uma cobra singular
A Suaçuboia pertence à mesma família da Jiboia e da Sucuri. Trata-se de uma serpente não peçonhenta que habita florestas do Brasil e de outros países da América do Sul. Apesar da familiaridade com outras cobras conhecidas, a Suaçuboia se destaca por apresentar a maior variação de padrões de cores entre todas as serpentes brasileiras. Desse modo, torna sua identificação na natureza um desafio.
Orientações importantes
Por fim, a Guarda Ambiental de Saquarema alerta a população sobre a importância de não manipular cobras e orienta para que, ao avistar esses animais, mantenha distância, isole a área e contate a Guarda através do telefone 22 99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.
Instituto Vital Brazil
O Instituto Vital Brazil, é um dos principais centros de pesquisa e produção de soros contra picadas de animais peçonhentos do Brasil. Fundado em 1919 pelo médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, o instituto tem sede, em Niterói. Atua na produção de medicamentos de uso humano, bem como realiza estudos e pesquisas em diversas áreas.