A Companhia de Limpeza de Niterói realizou, nesta quarta-feira (11), a palestra “Setembro Amarelo – Vamos Falar sobre o Suicídio?”, com Carlos Castro, psicólogo e membro do conselho de dependência química da Universidade Federal Fluminense.
+ LEIA TAMBÉM: ►Galinha Pintadinha invade Niterói com novo circuito
A atividade, direcionada aos garis da Clin, ocorreu um dia depois do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 deste mês) e faz parte do ‘Ciclo de Prevenção’, um dos módulos da Escola Clin, que prioriza abordagens educativas e promoção de saúde entre os trabalhadores. O Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma que existe no mundo e, em 2024, carrega o lema ‘Se precisar, peça ajuda!’
O palestrante destacou a importância de falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos duros e de crise possam procurar ajuda e, assim, conseguir entender que a vida sempre vai ser a melhor opção. Carlos Castro explicou que, infelizmente, uma das coisas que mais está acometendo a população é o suicídio e que, portanto, é preciso dialogar sobre isso.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Os funcionários tiraram dúvidas, contaram sobre casos de depressão de pessoas conhecidas e puderam entender que o ato suicida é uma resposta humana ao sofrimento, uma saída para a dor de existir, um ato que expressa a presença de um sujeito sob extrema dor psíquica, razão pela qual deve ser acolhido e tratado com respeito, ética e imparcialidade.
O bate-papo deu exemplos do que fazer: ser afetuoso e dar apoio, levar a situação a sério e verificar o grau de risco, perguntar sobre tentativas anteriores, conseguir ajuda, se o risco é grande, ficar com a pessoa; e do que não fazer neste caso: ignorar a situação, falar que tudo vai ficar bem sem agir para que isso aconteça, fazer o problema parecer trivial, dar falsas garantias, deixar a pessoa sozinha, entre outras ações. A palestra abordou, ainda, a história do suicídio.