Estado do Rio de Janeiro

Cláudio Castro diz que ataque à delegacia na Baixada terá “resposta dura”

Governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL) | Luis Alvarenga/Secom-RJ/Divulgação

Governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), promete efetividade do estado sobre caso de ataque à delegacia na Baixada Fluminense | Luis Alvarenga/Secom-RJ/Divulgação

O governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro, (PL), disse que o ataque criminoso à 60ª DP (Campos Elíseos), em Duque de Caxias “terá resposta dura” e não ficará impune. O caso chocou a população fluminense na noite de sábado (15), quando traficantes fortemente armados abriram fogo contra a unidade policial após a prisão de dois líderes do crime organizado.

Uma testemunha registrou o fato em vídeo que, rapidamente, ganhou repercussão nos meios digitais. Ao mesmo tempo, diante da ressonância do caso, Cláudio Castro disse, inflamado:

“A ousadia dos criminosos ao atacar uma delegacia de polícia não vai ficar por isso mesmo. Já identificamos todos eles e vamos pegá-los de qualquer jeito. E já vou avisando à turminha dos “direitos humanos”, não encham o meu saco, porque a resposta será dura e na mesma proporção, só que com efetividade e dentro da lei”.

O ataque ocorreu poucas horas depois da captura de Rodolfo Manhães Viana, o “Rato”, apontado como chefe do tráfico na comunidade Vai-Quem-Quer. Wesley de Souza do Espírito Santo, seu braço direito, também foi preso. Revoltados com as prisões, criminosos tentaram resgatar os líderes, promovendo um intenso tiroteio contra a delegacia.

Transferência de presos e confronto armado

Antes da investida dos traficantes, a Polícia Civil já havia transferido os detidos para a sede da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter), na Cidade da Polícia. Entretanto, durante o confronto, dois policiais ficaram feridos. Felizmente, após atendimento no Hospital Adão Pereira Nunes, ambos receberam alta médica.

Resposta da polícia e prisões

No domingo (16), já em contrapartida ao ataque, agentes deflagraram operações nas comunidades Vai-Quem-Quer, Rua 7, Santa Lúcia e Rodrigues Alves, com o objetivo de capturar os envolvidos na ação. Em resumo, a  operação resultou na prisão de quatro criminosos e na morte de um suspeito em confronto com os policiais. Além disso, os agentes apreenderam uma granada e uma quantidade significativa de drogas.

 

A ofensiva da polícia, em suma, continua nos próximos dias. A Secretaria de Segurança Pública reforçou o policiamento na região, bem como garante que os envolvidos no ataque não ficarão impunes.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

 

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.