
Chuvas intensas e queda de temperatura atingem o RJ, alerta Inmet | Tânia Rêgo/Agência Brasil
O estado do Rio de Janeiro está sob dois avisos meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que preveem chuvas intensas e queda de temperatura até a manhã de terça-feira (1º). A previsão atinge a capital e regiões como Baixada, Sul Fluminense e Costa Verde.
Entre os riscos estão alagamentos, quedas de galhos e ventos de até 60 km/h, além de uma queda de até 5°C nas temperaturas em alguns municípios.
Áreas com risco de temporais
O primeiro alerta, classificado como de “perigo potencial”, entrou em vigor às 10h desta segunda-feira (30) e vale por 24 horas. Ele abrange a Região Metropolitana, o Vale do Paraíba, a Baixada Fluminense, o Sul Fluminense e a Costa Verde. A previsão é de chuvas entre 20 e 50 mm e rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.
Apesar de moderado, o fenômeno pode causar transtornos como alagamentos, quedas de energia elétrica e descargas elétricas. A recomendação das autoridades é evitar áreas com risco de deslizamento e não se abrigar sob árvores.
Termômetros devem despencar
Já o segundo aviso trata do declínio de temperatura, em vigor desde as 12h desta segunda-feira.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A queda deve variar de 3°C a 5°C, o que representa risco leve à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos e moradores de rua.
Recomendações das autoridades
A população deve tomar medidas preventivas durante a tempestade, como:
-
Evitar abrigo sob árvores por risco de queda e descarga elétrica;
-
Não estacionar veículos perto de placas ou torres de energia;
-
Desligar eletrônicos da tomada durante a chuva.
Em caso de emergência, os contatos são:
📞 Defesa Civil: 199
📞 Corpo de Bombeiros: 193