Leste FluminenseNiterói

Chuvas em Niterói: Raio derruba árvore e casa ameaça cair

A madrugada deste domingo (21) foi marcada por chuva forte e alagamentos em Niterói, com muitos transtornos para a população, apesar do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura. Ruas e avenidas voltaram a alagar, e o vai e vem da energia elétrica tirou o sono de muitas pessoas. Porém, há locais na cidade que estão sem energia desde sexta-feira (19), como é o caso de algumas ruas do Largo da Batalha, onde ocorrem protestos.

O Folha do Leste teve acesso a vídeos com ruas alagadas em diversos pontos da cidade. Entre os locais afetados estão a Alameda São Boaventura, no Fonseca; e a Rua Presidente Pedreira, no Ingá, bem como a Rua Doutor Sardinha, em Santa Rosa. Na Alameda, as tradicionais cenas de transbordo do Canal do Rio Vicência se repetiram.

 

 

Também houve a queda de uma árvore na Rua Adalgiza Monteiro, em Itaipu., na Região Oceânica. Moradores do local contaram ter ouvido um forte estrondo durante a madrugada. A princípio, a árvore teria caído por conta de um raio. Uma equipe da prefeitura esteve no local e realizou o trabalho de remoção.

Crédito da Imagem: Eriki Antônio Martins/morador do bairro

Também na Região Oceânica, agora, no Engenho do Mato, uma árvore caiu dentro do Rio João Mendes. Em contato com o Folha do Leste, uma moradora comprovou a realização da solicitação através do Colab e aguarda a chegada de equipe da Prefeitura.

Árvore caída dentro do Rio João Mendes, no Engenho do Mato | Foto da Leitora

Em Riodades, na Travessa José Ladeira 447, uma casa apresenta sério risco de desabamento sobre o imóvel de outra pessoa, localizado logo abaixo.

Estágio de atenção

Apesar dos transtornos durante a madrugada, Niterói, ao contrário do Rio de Janeiro, amanheceu em estágio de atenção. A capital fluminense chegou ao nível 3 de 5 estágios, teve vias bloqueadas, além de muitas outras alagadas e acúmulos de bolsões d’água.

Na última semana, a Prefeitura de Niterói anunciou a realização de trabalho preventivo na cidade. Segundo a prefeitura, equipes realizam diariamente a limpeza das ruas e dos bueiros pela cidade. O poder público explica que o verão, sobretudo, é uma estação de muitas chuvas e eventos meteorológicos extremos.

Além disso, ainda de acordo com a Prefeitura, os serviços se concentram em três regiões da cidade, neste final de semana. Na Zona Norte, a ação acontece no Barreto. Já na Região Oceânica, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu. Por fim, na Zona Sul, em Icaraí, nas proximidades do Campo de São Bento.

A prefeitura ainda informou que, neste momento, equipes da Seconser e Clin estão atuando na cidade para atender as ocorrências registradas.

Moradora de Riodades preocupada

A casa em risco de desabamento em Riodades, localizada em área de encosta, está preocupando a moradora do imóvel que fica logo abaixo.

Prefeitura reforça investimento em encostas

Diante dos últimos incidentes em decorrência das chuvas, a Prefeitura de Niterói vem reforçando a divulgação de informações relacionadas à investimentos feitos em áreas de encostas. Dessa forma, na última semana, informou que, somente em 2023, a Emusa investiu R$ 236 milhões em mais de 80 obras de contenção de encostas em diversos pontos de Niterói. Dessas, 57 já foram 100% concluídas.

Prefeitura se manifesta

Através, de nota, a Prefeitura de Niterói falou sobre as providências adotadas desde a manhã deste domingo. Além disso, destacou que está enviando uma equipe da Defesa Civil a Riodades.

“Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói estão desde as primeiras horas do dia realizando a limpeza das ruas, varrição e desobstrução de bueiros com o objetivo de minimizar os impactos causados pelas chuvas desta madrugada.

Não foram registradas ocorrências graves, apenas alguns bolsões de água que escoaram rapidamente e quedas de árvores. As equipes técnicas da Defesa Civil permanecem mobilizadas e realizando vistorias nos locais em que há sinalização de risco.

Com relação a árvore a Seconser já esteve no local fazendo a retirada da mesma

A Defesa Civil está enviando uma equipe para averiguar a situação da casa em Riodades”

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *