Leste FluminenseNiterói

Chuvas em Niterói: Raio derruba árvore e casa ameaça cair

A madrugada deste domingo (21) foi marcada por chuva forte e alagamentos em Niterói, com muitos transtornos para a população, apesar do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura. Ruas e avenidas voltaram a alagar, e o vai e vem da energia elétrica tirou o sono de muitas pessoas. Porém, há locais na cidade que estão sem energia desde sexta-feira (19), como é o caso de algumas ruas do Largo da Batalha, onde ocorrem protestos.

O Folha do Leste teve acesso a vídeos com ruas alagadas em diversos pontos da cidade. Entre os locais afetados estão a Alameda São Boaventura, no Fonseca; e a Rua Presidente Pedreira, no Ingá, bem como a Rua Doutor Sardinha, em Santa Rosa. Na Alameda, as tradicionais cenas de transbordo do Canal do Rio Vicência se repetiram.

 

 

Também houve a queda de uma árvore na Rua Adalgiza Monteiro, em Itaipu., na Região Oceânica. Moradores do local contaram ter ouvido um forte estrondo durante a madrugada. A princípio, a árvore teria caído por conta de um raio. Uma equipe da prefeitura esteve no local e realizou o trabalho de remoção.

Crédito da Imagem: Eriki Antônio Martins/morador do bairro

Também na Região Oceânica, agora, no Engenho do Mato, uma árvore caiu dentro do Rio João Mendes. Em contato com o Folha do Leste, uma moradora comprovou a realização da solicitação através do Colab e aguarda a chegada de equipe da Prefeitura.

Árvore caída dentro do Rio João Mendes, no Engenho do Mato | Foto da Leitora

Em Riodades, na Travessa José Ladeira 447, uma casa apresenta sério risco de desabamento sobre o imóvel de outra pessoa, localizado logo abaixo.

Estágio de atenção

Apesar dos transtornos durante a madrugada, Niterói, ao contrário do Rio de Janeiro, amanheceu em estágio de atenção. A capital fluminense chegou ao nível 3 de 5 estágios, teve vias bloqueadas, além de muitas outras alagadas e acúmulos de bolsões d’água.

Na última semana, a Prefeitura de Niterói anunciou a realização de trabalho preventivo na cidade. Segundo a prefeitura, equipes realizam diariamente a limpeza das ruas e dos bueiros pela cidade. O poder público explica que o verão, sobretudo, é uma estação de muitas chuvas e eventos meteorológicos extremos.

Além disso, ainda de acordo com a Prefeitura, os serviços se concentram em três regiões da cidade, neste final de semana. Na Zona Norte, a ação acontece no Barreto. Já na Região Oceânica, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu. Por fim, na Zona Sul, em Icaraí, nas proximidades do Campo de São Bento.

A prefeitura ainda informou que, neste momento, equipes da Seconser e Clin estão atuando na cidade para atender as ocorrências registradas.

Moradora de Riodades preocupada

A casa em risco de desabamento em Riodades, localizada em área de encosta, está preocupando a moradora do imóvel que fica logo abaixo.

Prefeitura reforça investimento em encostas

Diante dos últimos incidentes em decorrência das chuvas, a Prefeitura de Niterói vem reforçando a divulgação de informações relacionadas à investimentos feitos em áreas de encostas. Dessa forma, na última semana, informou que, somente em 2023, a Emusa investiu R$ 236 milhões em mais de 80 obras de contenção de encostas em diversos pontos de Niterói. Dessas, 57 já foram 100% concluídas.

Prefeitura se manifesta

Através, de nota, a Prefeitura de Niterói falou sobre as providências adotadas desde a manhã deste domingo. Além disso, destacou que está enviando uma equipe da Defesa Civil a Riodades.

“Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói estão desde as primeiras horas do dia realizando a limpeza das ruas, varrição e desobstrução de bueiros com o objetivo de minimizar os impactos causados pelas chuvas desta madrugada.

Não foram registradas ocorrências graves, apenas alguns bolsões de água que escoaram rapidamente e quedas de árvores. As equipes técnicas da Defesa Civil permanecem mobilizadas e realizando vistorias nos locais em que há sinalização de risco.

Com relação a árvore a Seconser já esteve no local fazendo a retirada da mesma

A Defesa Civil está enviando uma equipe para averiguar a situação da casa em Riodades”

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.