BrasilSaúdeSul

Cheias no RS: Mais insumos e medicamentos enviados

Cheias no RS: Mais insumos e medicamentos enviados

Cheias no RS: Mais insumos e medicamentos enviados | Ivan Matos/MS

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) segue reforçando sua atuação no Rio Grande do Sul para auxiliar as vítimas das enchentes. Neste domingo (19), 30 novos kits de emergência com medicamentos e insumos chegaram à Base Aérea de Canoas, e outros cinco estão previstos para esta segunda-feira (20). Ao todo, 130 kits já foram enviados ao estado, com capacidade para atender 195 mil pessoas por até 30 dias.

+ LEIA TAMBÉM: ►Morte por Leptospirose após Inundações no RS

A partir de hoje, novos voluntários da Força Nacional do SUS chegam ao RS, elevando o total de profissionais para 202. Com o reforço, equipes volantes compostas por médicos e enfermeiros poderão atuar simultaneamente em dez municípios prioritários.

Em 15 dias, a Força Nacional do SUS já realizou mais de 3.500 atendimentos no estado, sendo 2.041 apenas no Hospital de Campanha de Canoas. As unidades de Porto Alegre e São Leopoldo contabilizaram 503 e 47 atendimentos, respectivamente. Assim, as equipes volantes atenderam 887 pessoas, com 56 remoções aéreas e 120 atendimentos psicossociais.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

Dados do Comitê de Operações Emergenciais para o RS revelam que 25% dos atendimentos em saúde no estado são relacionados a doenças respiratórias, enquanto 7% são de doenças diarreicas.

Dessa forma, para ampliar a rede de atendimento, o município de Novo Hamburgo receberá o quarto hospital de campanha, com seis médicos, três enfermeiros e equipe de apoio. Portanto, a unidade terá capacidade para entre 150 e 200 atendimentos diários e funcionará 24 horas por dia.

+ LEIA TAMBÉM: ►PM fecha cerco contra motos irregulares em Niterói

Enfim, o Ministério da Saúde destaca a importância da escuta ativa e humanizada para as vítimas de desastres, que podem apresentar reações como medo, desconfiança e tristeza. Assim, para auxiliar nesse atendimento, a pasta lançou materiais com orientações sobre respostas emocionais, primeiros cuidados psicológicos, perdas e lutos, e a situação de crianças em abrigos provisórios.

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil