Estado do Rio de JaneiroMacaé

Cevas realiza última atividade da Semana de Prevenção de Zoonoses

Cevas realiza última atividade da Semana de Prevenção de Zoonoses

Foto: Moisés Bruno

A Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses, que está em sua segunda edição, será finalizada nesta sexta-feira (7), com o objetivo de sensibilizar os cidadãos sobre as medidas preventivas para evitar doenças transmitidas por animais, tais como bactérias, parasitas, fungos e vírus. Na quinta-feira (6), foram realizadas palestras e debates no Auditório Claudio Ulpiano, localizado na Cidade Universitária, em comemoração ao Dia Mundial das Zoonoses.

As atividades começaram às 9h com o biólogo de Saneamento Ambiental, Projetos e Operações (Sapo), Jorge Antônio da Cunha Chagas, que ministrou uma palestra sobre “Novas Tecnologias para Controle de Vetores”. Logo em seguida, André de Figueiredo Barbosa, mestre em Ciências e membro do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentou uma visão geral sobre “As Leishmanioses no Rio de Janeiro e o Papel da Vigilância Entomológica”, ainda pela manhã.

No período da tarde, as palestras foram conduzidas por Sabrina Teixeira da Silva Moraes, médica veterinária da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Itaperuna e mestranda em Saúde Pública e Zoonoses pela Universidade de Vila Velha (UVV/ES), e por Fernando Silveira Ferolla, mestre em Produção Animal e chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Macaé, pertencente à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa).

O encerramento dessa semana dedicada à prevenção de zoonoses acontecerá na sexta-feira, com o minicurso intitulado “Micologia Sanitária: Diagnóstico Clínico-Laboratorial da Esporotricose Humana e Animal”, ministrado pelo doutor em Ciências e chefe do Laboratório de Micologia Médica e Forense da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Murillo Neufeld.

Durante o evento, foram ressaltadas as ações realizadas no município pela Cevas, que conta com a Comissão de Educação e Instrução em Saúde (Ceis), responsável pela execução de trabalhos educativos, investigação de casos suspeitos ou confirmados, eliminação de criadouros de vetores e vacinação antirrábica animal.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 200 tipos de zoonoses, como dengue, chicungunya, zika, gripe aviária e febre maculosa. Essas doenças podem ser transmitidas de diversas formas, incluindo o contato direto com secreções ou por meio de arranhaduras e mordeduras, além do contato indireto com vetores, como mosquitos, pulgas e carrapatos, ou ainda pelo consumo de alimentos contaminados.

O foco dessa iniciativa é levar informações e conscientização à população para que todos possam adotar medidas preventivas e evitar o surgimento de doenças transmitidas por animais. A Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses busca mostrar que cada indivíduo possui um papel importante na proteção da saúde coletiva.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *