A linha entre acessibilidade e distração está em debate entre professores da rede pública municipal. Um Projeto de Lei, que proíbe o uso de celulares em sala de aula, teve aprovação na Câmara Municipal em caráter terminativo. Agora, cabe ao prefeito Axel Grael sancionar ou vetar a proposta.
O objetivo principal da iniciativa: proibir o uso de celulares nas salas de aula dos colégios municipais. De acordo com o texto do Projeto de Lei, fica proibida a utilização de celulares e outros dispositivos tecnológicos pelos alunos dentro da sala de aula e fora dela, durante exposições do professor ou trabalho individual ou em grupo.
No entanto, o projeto também contempla a possibilidade de autorização do professor para uso de celulares com fins pedagógicos, como pesquisas, leituras e outros conteúdos ou serviços. Além disso, é permitido o uso de celulares por alunos com deficiência ou problemas de saúde que necessitem desses dispositivos para auxílio ou monitoramento.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Para garantir o cumprimento da lei, o projeto também estabelece regras sobre como guardar e utilizar os celulares. Os aparelhos devem ficar guardados na mochila ou bolsa do aluno, desligados ou em modo silencioso e sem vibração. Quando permitido, o aluno deve utilizar o celular de maneira silenciosa e seguindo as orientações do professor.
Seria de responsabilidade dos pais e responsáveis orientar os alunos sobre o uso adequado e moderado de dispositivos tecnológicos, enfatizando a importância de seguir as regras estabelecidas pela lei e utilizar os aparelhos de forma produtiva em sala de aula.