Leste FluminenseMaricáNiteróiRio de Janeiro - CapitalSão Gonçalo

Sistema Imunana-Laranjal: Cedae termina manutenção e volta a fornecer água

Cedae termina manutenção volta da água hora

Cedae termina manutenção do Sistema Imunana-Laranjal, retoma produção e volta da água já tem hora prevista pelas concessionárias | Divulgação

Da Redação, Enzo Carvalho – Repórter (Niterói, 17 de outubro de 2025) — A Cedae concluiu a manutenção do Sistema Imunana-Laranjal às 21h desta quinta-feira (16), iniciando em seguida a retomada gradual da produção de água. No entanto, apenas alcançou a capacidade total de produção já às 1h45 desta sexta-feira (17). A intervenção preventiva teve início às 4h da manhã. Como resultado,  interrompeu o abastecimento em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

O sistema atende mais de 2 milhões de moradores no Leste Fluminense. Durante a operação, cerca de 200 técnicos executaram mais de 40 serviços, entre limpeza e revisão de reservatórios, filtros e canais. As equipes também fizeram reparos em tubulações. Ao mesmo tempo, modernizaram equipamentos e ajustaram sistemas automáticos.

As ações integram o programa anual de manutenção preventiva da Cedae. A meta consiste em reduzir falhas e garantir segurança operacional em períodos de alta demanda, especialmente durante o verão.

Águas do Rio dá prazo para normalizar serviço e faz alerta a consumidores

A concessionária Águas do Rio informa já estar regularizando gradualmente o fornecimento de água nos municípios de São Gonçalo e Itaboraí, assim como nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá, e na Ilha de Paquetá, na capital.

“A previsão é que, em até 72 horas, o abastecimento esteja normalizado nessas localidades do Leste Fluminense. A exceção são áreas elevadas, pontas de rede e regiões onde forem detectadas ocorrências neste período”.

Ainda conforme informações da concessionária, os consumidores devem seguir economizando água até a normalização integral do abastecimento.

“Até que o abastecimento seja integralmente normalizado, a empresa orienta que a água de cisternas e caixas d’água seja utilizada apenas nas atividades essenciais, com o adiamento de tarefas que demandam alto consumo. O abastecimento alternativo, por meio de caminhões-pipas, está sendo priorizado para o atendimento de hospitais, clínicas e serviços essenciais”, alegam.

Por fim, a Águas do Rio diz que a paralização total do sistema Imunana-Laranjal pode gerar ocorrências que atrasem a normalização do serviço. Principalmente, vazamentos de água.

“Após uma longa paralisação no sistema, como a realizada pela Cedae, devido à variação da pressão da água no interior das tubulações, no momento da retomada do fornecimento, podem surgir ocorrências pontuais, como vazamentos. O Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio, que monitora e controla as operações da concessionária 24 horas por dia, está com efetivo reforçado e atenção redobrada para atuar e mobilizar equipes, imediatamente, para os lugares onde for necessário”, concluem.

Águas de Niterói

O Folha do Leste fez contato com a concessionária Águas de Niterói e recebeu a suscinta resposta:

“Águas de Niterói informa que a CEDAE já normalizou integralmente a produção de água na Estação de Tratamento Imunana-Laranjal e que o abastecimento está sendo normalizado sem intercorrências.”


Você também pode gostar!

Deixe uma resposta