A Cedae realizará a manutenção preventiva anual do Sistema Guandu no dia 5 de setembro, das 4h às 22h, para preparar as estruturas para os meses mais quentes, quando o consumo de água aumenta. Assim, a intervenção, anunciada nesta sexta-feira (23), envolve a paralisação total do sistema.
+ LEIA TAMBÉM: ►Homem acusado de violência sexual é linchado na Central do Brasil – Vídeo
O Sistema Guandu, que inclui a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, o reservatório do Marapicu e a Elevatória do Lameirão, abastece mais de 10 milhões de pessoas no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
Dessa forma, durante a manutenção, mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento, estarão envolvidos em inspeções, correções e melhorias, como a instalação de novos equipamentos, ajustes eletromecânicos e limpeza de estruturas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Sendo assim, por conta dessa operação, o abastecimento de água será suspenso nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados, com retomada gradativa após a conclusão dos trabalhos.
“A manutenção anual é crucial para garantir o funcionamento pleno do sistema durante os períodos de alta demanda. Nossos técnicos vão identificar e corrigir possíveis falhas, prevenindo problemas futuros e assegurando que a estação opere com sua capacidade máxima”, destacou Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.
Por fim, a Cedae recomenda que a população armazene água suficiente para o período de manutenção e adie atividades que exijam grande consumo de água. Assim, a distribuição nas áreas afetadas é responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento.