
Foto: Luana Souza
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói realizou na manhã desta terça-feira (20) o Café Empresarial na sede da instituição, no Centro. Cerca de 100 pessoas entre empreendedores autônomos e empresários da cidade participaram do encontro.
O evento abordou questões relacionadas ao futuro das operações do varejo, como a criatividade integrada através dos serviços de forma inteligente para atender as experiências do consumidor.
Segundo os palestrantes, o evento é uma “virada de chave” em favor do comércio varejista do mundo. A jornalista Nattalia Meato, que também é especialista Gestão de Negócios chamou atenção para a abertura de novas frentes de conhecimento do comportamento do consumidor.
“Para oferecermos uma publicidade assertiva nas gôndolas, precisamos criar campanhas personalizadas e fazer a mensuração no impacto de cada uma delas nos resultados de vendas. Tudo isso faz parte do ‘Retail Media'”, detalhou Nathalia. Ela citou que isso foi tema na maior feira mundial de varejo, a NRF – edição 2024, que aconteceu nos Estados Unidos.
O Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes e Lojistas, Fabiano Gonçalves, conversou com os presentes sobre as experiências por meio dos recursos diversificados da Inteligência Artificial (IA).
“O que pudemos perceber é que os consumidores passam a ser vistos como uma ‘comunidade’. Isso acontece a partir do momento em que seus dados armazenados a IA conseguem elevar as experiências do comprador através por meio experimentação. Os consumidores passam a estar no centro de tudo”, explicou.
Segundo os especialistas, a previsão é de que 80% das empresas e consumidores do planeta usem a Inteligência Artificial até 2026. E, a partir de 2030, a expectativa é que um “não humano” (robôs), atue ativamente no mercado de trabalho. A palestra chamou atenção dos comerciantes locais, que já despertaram a atenção para as inovações tecnológicas como indispensáveis nos negócios.