
Foto: Lucas Uebel – Grêmio
A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou na noite de domingo (14) as análises do VAR em três lances da partida entre Vasco e Grêmio, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro. O árbitro Flávio Rodrigues de Souza manteve a decisão de campo em duas jogadas e mudou a decisão em uma.
O primeiro lance polêmico aconteceu aos 8 minutos do primeiro tempo. Rossi, do Vasco, caiu na área e o árbitro marcou pênalti. Após checar o lance no VAR, Flávio Rodrigues de Souza anulou a penalidade e deu cartão amarelo para o atacante por simulação. A análise do VAR mostrou que Rossi não teve contato com o defensor do Grêmio e se jogou no chão.
Aos 24 minutos do primeiro tempo, Lucas Piton, do Vasco, tocou a bola com a mão dentro da área. Daiane Muniz, responsável pelo VAR, recomendou a revisão do lance porque “o braço não está em posição natural”.
►Leia mais notícias sobre Esportes Aqui
O árbitro, no entanto, entendeu que foi “um movimento de reação” e manteve a decisão de não marcar pênalti. A análise do VAR mostrou que o braço de Piton estava em uma posição antidesportiva, mas o árbitro optou por não punir o jogador.
Aos 10 minutos do segundo tempo, o zagueiro Rodrigo Ely, do Grêmio, tocou a bola com a mão dentro da área. Daiane Muniz novamente recomendou a revisão do lance, considerando que houve a penalidade.
No entanto, o assistente de vídeo Fabricio Porfírio de Moura ponderou que foi “um contato casual” e Daiane mudou de ideia, não recomendando mais a revisão. A análise do VAR mostrou que houve um toque na bola com a mão de Ely, mas o contato foi considerado leve e não punido.
Próximos jogos
O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira (17), às 19h (de Brasília), contra o Bragantino, em Bragança Paulista. Já o Grêmio recebe o Athletico-PR, no mesmo dia e horário, em Porto Alegre, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro.