Os Centros de Atendimento Veterinário Municipal (Cavems) do Mutuá e de Alcântara abriram 576 vagas para castração de cães e gatos nesta terça-feira (29). Cada unidade disponibiliza 288 vagas, e as castrações ocorrerão nas semanas de 4 a 8 e de 11 a 14 de novembro.
+ LEIA TAMBÉM: ►São Gonçalo leva inovação em saúde à Semana Enap 2024
Os serviços são gratuitos e podem ser agendados por meio do aplicativo Colab ou presencialmente nas unidades, de segunda a sexta, das 8h às 11h.
Para efetivar o agendamento, os tutores precisam comparecer à unidade no dia marcado e apresentar a documentação necessária. Eles devem estar disponíveis em dois momentos: no primeiro, para cadastro e retirada do pedido de hemograma; e no segundo, para a realização da cirurgia.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Caso o agendamento seja feito pelo aplicativo e precise ser cancelado, o tutor pode fazer isso diretamente no Colab, permitindo que a vaga seja repassada para outra pessoa. Os responsáveis devem comparecer às unidades com 10 minutos de antecedência na data agendada.
Os interessados precisam comprovar residência em São Gonçalo e ter mais de 18 anos. Cada morador pode cadastrar um animal por CPF, por mês.
+ LEIA TAMBÉM: ►Vazamento de água em Jacarepaguá causa transtornos na região
No momento do cadastro, é necessário apresentar CPF, identidade e comprovante de residência.
Os animais aptos à castração devem ter entre seis meses e sete anos. Para cães, o peso mínimo é de 5 kg e o máximo de 25 kg. Não são realizadas cirurgias em raças braquicefálicas ou de pequeno porte, como pinscher, pug, buldogue, yorkshire e lhasa apso. Entre os gatos, braquicefálicos como persa e birmanês também estão excluídos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Os Cavems operam de segunda a sexta, das 8h às 16h30. A unidade do Mutuá está localizada na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica. Já a unidade de Alcântara fica na Rua Arthur Silva, 91, ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz.
Por recomendação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, é solicitado um hemograma completo para os animais antes da cirurgia. O exame deve ser apresentado no dia da castração para garantir que não haja riscos de saúde não detectáveis clinicamente.
+ LEIA TAMBÉM: ►CNBB lança apelo em nota contra violência no Rio de Janeiro
Se o tutor optar por não realizar o hemograma, será necessário assinar um termo de responsabilidade, declarando ciência dos riscos envolvidos na ausência do exame.