De janeiro até o início de outubro, 5.149 falsos corretores de imóveis foram autuados no estado do Rio de Janeiro. Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio (Creci-RJ), esse número representa um aumento de 24,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 4.139 profissionais ilegais foram autuados. Este cenário alarmante ressalta a importância da fiscalização rigorosa no setor imobiliário.
Marcus Limão, Superintendente do Creci-RJ, explica que a melhoria nas autuações se deve a fatores logísticos e à colaboração da sociedade.
“Começamos a identificar áreas críticas e enviamos fiscais para locais com maior incidência de contraventores”, afirmou.
+ LEIA TAMBÉM: ►PRF prende idoso por assédio sexual em ônibus na Ponte Rio-Niterói
+ LEIA TAMBÉM: ►Mulher que tentou sequestrar criança é médica e estava bêbada
Além disso, as denúncias aumentaram significativamente, tanto de imobiliárias quanto da sociedade, que são essenciais para combater essa prática ilegal.
A Região dos Lagos destaca-se como uma área crítica, devido à sua demanda aquecida por imóveis. Limão aponta que, “especialmente durante o período de aluguel por temporada, os golpes são mais frequentes, geralmente perpetrados por meio de anúncios irregulares na internet”.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Em regiões como Macaé, Unamar e Tamoios, prevalecem os problemas com loteamentos irregulares, levando o Creci-RJ a trabalhar em conjunto com órgãos e prefeituras para combater essas fraudes.
Para prevenir fraudes, o Creci-RJ recomenda atenção redobrada, especialmente neste período de festas e férias. As principais dicas incluem:
- Verifique o Registro: Somente é corretor de imóveis quem possui registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis de seu estado. Aqueles que atuam sem registro estão exercendo a profissão ilegalmente.
- Cuidado com Síndicos e Zeladores: Profissionais como síndicos, porteiros e zeladores não são corretores. Se eles intermediando imóveis sem registro, são considerados contraventores.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
- Evite Contratos à Distância: Muitos estelionatários utilizam fotos e vídeos para enganar clientes. Assim, evite alugar imóveis sem visitá-los.
- Negocie Apenas com Corretores: Realize transações imobiliárias somente com corretores devidamente registrados.
- Verifique o Registro: Acesse o site do Creci-RJ para confirmar se o corretor possui registro. Basta acessar creci-rj.gov.br, clicar em “Busca Corretores e Imobiliárias” e verificar.
+ LEIA TAMBÉM: ►Lesão de Kevin Serna complica planos do Fluminense
O Creci-RJ reforça a necessidade de vigilância por parte da sociedade. “Exija o Creci!”, enfatiza Marcus Limão. A conscientização sobre os riscos de transações imobiliárias irregulares é fundamental para proteger os cidadãos e garantir a integridade do mercado.