Leste FluminenseNiterói

Clin aposta em Carnaval sustentável com bloco feito de material reciclável em Niterói

Clin aposta em Carnaval sustentável com bloco feito de material reciclável em Niterói | Divulgação

Carnaval sustentável da Clin em Niterói ganha destaque neste ano com o bloco Unidos da Asclin, que completa 20 anos de existência e leva para a folia uma ornamentação inteiramente produzida com material reciclável reaproveitado pelos próprios trabalhadores da Companhia de Limpeza de Niterói.

O desfile acontece no próximo dia 6 de fevereiro, a partir das 14h, em frente à sede da Clin, na Rua Indígena, 72, no bairro de São Lourenço, reunindo cerca de 500 foliões entre colaboradores e convidados.

Bloco celebra 20 anos com enredo voltado à conscientização

Com o enredo “Choque de Ordem”, o Unidos da Asclin reforça a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de resíduos em uma das festas mais populares do país. Toda a decoração foi produzida pela equipe do setor Reciclin, responsável pelas ações de reciclagem da companhia.

Neste ano, foram reaproveitados 118 CDs, 3.963 tampinhas de garrafa, 183 garrafas PET, 58 bolinhas plásticas e uma grande quantidade de papelão, que deram forma a adereços, faixas, máscaras e elementos cenográficos do bloco.

Criatividade transforma resíduos em fantasia

A artesã Rosineide Paulino Anselmo, de 60 anos, que trabalha há 33 anos na Clin, destacou o empenho coletivo na produção dos materiais. Segundo ela, a equipe utilizou restos de tecido, como cetim, aproximadamente dois metros de papelão para as faixas da Rainha e do Rei do Bloco, além da confecção de 22 máscaras, adereços de mão e as tradicionais vassouras, feitas com plástico misto, símbolo histórico do bloco.

“A nossa equipe tem muito orgulho de transformar resíduos que seriam descartados em algo bonito e cheio de significado. A reciclagem exige cuidado, criatividade e reaproveitamento total dos materiais. O resultado vai aparecer na avenida”, afirmou Rosineide.

Pela primeira vez, a colaboradora Rosana Pereira de Carvalho, de 57 anos, que atua há 20 anos na empresa, participou diretamente da produção do bloco e destacou a experiência como positiva e inspiradora.

Programação garante música, folia e limpeza após o evento

A programação prevê a abertura oficial da festa às 14h, com a bateria da Escola de Samba Viradouro, seguida pela apresentação do grupo de samba Transação, garantindo animação ao longo da tarde.

Para a integrante da comissão organizadora, Dora Maciel, gerente do Serviço de Limpeza Especiais e Emergenciais (SLES), o evento reforça a importância da conscientização ambiental.

“Incentivar o uso de material reciclável é fundamental, principalmente em uma festa como o carnaval. Além disso, como acontece todos os anos, a limpeza das ruas após a folia estará totalmente garantida”, destacou.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Enzo Carvalho
Enzo Carvalho é jornalista profissional, com atuação voltada à cobertura de inovação, tecnologia, cotidiano e esportes. Ex-jogador profissional de e-sports, traz para o jornalismo uma compreensão prática do universo digital, das plataformas tecnológicas e das transformações provocadas pela cultura conectada.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta