CarnavalCarnaval 2025Entretenimento, Artes e CulturaRio de Janeiro - Capital

Carnaval 2025: Unidos do Porto da Pedra tem alas destruídas em incêndio

Carnaval 2025: Unidos do Porto da Pedra tem alas destruídas em incêndio | Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu a fábrica de adereços Sublimax Rio, localizada em Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12). A fábrica é responsável pela produção de fantasias para diversas escolas de samba da Série Ouro e outras agremiações do Carnaval 2025.

No momento do incidente, cerca de 100 pessoas estavam no local e precisaram ser retiradas às pressas. A tragédia afetou diretamente a produção de várias escolas, incluindo o Império Serrano, a Unidos da Ponte e a Unidos do Porto da Pedra.

Prejuízos materiais para as escolas de samba

A Unidos do Porto da Pedra, uma das agremiações afetadas, emitiu uma nota lamentando o incêndio e destacou a preocupação com a segurança dos colaboradores da fábrica. A escola de São Gonçalo informou que duas alas, placas e tecidos estavam sendo confeccionados na fábrica no momento do fogo.

A Império Serrano, que também perdeu toda a sua produção de fantasias para o Carnaval 2025, lamentou profundamente o incidente e focou na segurança das pessoas envolvidas. A Unidos da Ponte seguiu a mesma linha e destacou a importância de garantir a segurança dos trabalhadores da Maximus Confecções, a fábrica afetada.

Leia a nota da Porto da Pedra

“O GRES Unidos do Porto da Pedra lamenta profundamente o incêndio que, na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, acometeu as dependências da fábrica da Maximus, importante parceira do nosso carnaval. Informamos que havia duas alas, placas e tecidos da escola sendo produzidos no local, alguns deles programados para serem entregues na data de hoje, no entanto, a maior preocupação é com a integridade física das dezenas de colaboradores que trabalham na produção do espetáculo. Isto é o que nos move neste momento.

Rogamos para que não haja maiores intercorrências e que a vida e a integridade dessas pessoas estejam asseguradas. Nossa solidariedade a todas elas e às escolas coirmãs pela perda de fantasias e adereços que vinham sendo confeccionados no local”.

Impacto para o planejamento do Carnaval 2025

Além das perdas materiais, o incêndio compromete o planejamento das escolas de samba para o desfile de 2025. A Liga RJ, responsável pela organização da Série Ouro, emitiu um comunicado expressando solidariedade às agremiações atingidas.

A Liga informou que convocará uma reunião de emergência para avaliar os danos e definir os próximos passos.

“Nosso objetivo é garantir que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada”, afirmou a nota oficial.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Segundo a Liga RJ, o incêndio “afeta diretamente o planejamento do Carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização”. O apoio das instituições envolvidas será fundamental para que as escolas de samba possam superar essa crise e garantir a realização dos desfiles.

Escolas de samba perderam tudo

A fábrica onde ocorreu o incêndio é responsável por produzir a maioria das fantasias das escolas de samba da Série Ouro e das que desfilam na Intendente Magalhães. Por conta do incidente, a Império Serrano e a Unidos da Ponte informaram em nota que perderam todo o material.

“O Império Serrano lamenta profundamente o incêndio que ocorre nas dependências da Maximus Confecções, nesta manhã, em Ramos. Informamos que toda a produção das fantasias do carnaval 2025 do Império Serrano se encontram na fábrica. Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente. Quando tivermos mais informações sobre os danos ocorridos, informaremos”, disse a Império Serrano.”

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte lamenta profundamente o incêndio que ocorre neste momento na Maximus Confecções, localizada no bairro de Ramos. Toda produção de nossas fantasias para o Carnaval 2025 se encontram nesta fábrica. É de extrema importância garantir a segurança de todos que estão presentes no local”, informou a Unidos da Ponte.

O incêndio e o rescaldo das investigações

O incêndio começou na manhã de quarta-feira, 12 de fevereiro, e se espalhou rapidamente devido ao material altamente inflamável armazenado na fábrica. A Maximus Confecções, que operava 24 horas por dia devido à alta demanda, não conseguiu evitar o alastramento das chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de 90 militares de 13 quartéis diferentes foram mobilizados para combater o fogo.

Até o momento, 12 pessoas ficaram feridas, nove delas em estado grave. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Getúlio Vargas, na Penha, e para o Hospital Geral de Bonsucesso. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelas autoridades.

Desafios para o Carnaval 2025

A perda de material e o impacto direto no planejamento das escolas de samba geram grandes desafios para o Carnaval 2025. O trabalho de reposição das fantasias e adereços, além das ações emergenciais para garantir a segurança dos trabalhadores, exigirá uma coordenação eficiente por parte das escolas, da Liga RJ e das autoridades responsáveis.

O incêndio em Ramos representa um grave revés para o Carnaval 2025, mas o comprometimento das escolas e de seus colaboradores será crucial para superar a adversidade e seguir com os preparativos para um dos maiores eventos culturais do país.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Carnaval