
Capoeira no Jardim Catarina movimenta mais de 30 alunos em projeto social gratuito | Divulgação/Júlio Diniz/Prefeitura de São Gonçalo
No Jardim Catarina, a capoeira no Jardim Catarina vai além do gingado. Mistura cultura, disciplina e transformação social. Mais de 30 alunos participam das aulas no núcleo 14 do projeto Esporte em Ação, da Faelsg, com encontros gratuitos de segunda a quinta-feira.
O esporte que mistura luta, dança e música tem espaço fixo na Praça Jardim Catarina II. As aulas são voltadas para crianças a partir de 6 anos. Basta comparecer ao local, nos dias e horários da prática, e falar com o professor responsável.
“A capoeira estimula a parte física e mental dos alunos. Aqui, exigimos também que eles estejam estudando, reforçando a importância da disciplina, pois não adianta estar bem só aqui. Vejo que está sendo muito bom para eles”, disse o mestre de capoeira, Ricardo Feijão.
Comemoração do Dia Mundial da Capoeira, celebrado em 5 de julho, reforça a importância da prática como um dos maiores patrimônios culturais do Brasil. Os alunos sentem isso no corpo e na roda.
Danyel Karlos, de 16 anos, chegou ao grupo por indicação de um amigo. Hoje, já trouxe outros.
“Já estou há um tempo aqui e estou gostando muito de participar. O que acho mais interessante nas aulas é essa cultura especial e bonita, já fiz amizades e chamei outros amigos para conhecer essa arte que é a capoeira,” declarou.
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
Para o professor de educação física Warner Barros, que também dá aulas de futsal no núcleo, o projeto atende diretamente uma necessidade da comunidade.
“Desde que cheguei a essa equipe, vi muitas crianças e jovens interessados em participar. É um local de vulnerabilidade social, onde eles precisam de um projeto como esse. Essa praça aqui é o quintal deles, então é importante ter uma atividade esportiva e de fácil acesso,” destacou o professor de educação física, Warner Barros, também professor de futsal do núcleo 14.
O projeto “Esporte em Ação” é uma parceria da Faelsg com o Ministério do Esporte. Desde outubro de 2024, oferece aulas gratuitas em mais de 10 modalidades, espalhadas por 20 núcleos em áreas socialmente vulneráveis de São Gonçalo.