A tentativa do Grupo Globo, através do portal g1, de realizar um debate entre os candidatos que disputam a prefeitura de São Gonçalo, no Leste Fluminense, teve como resultado a ausência de dois dos três convidados. O atual prefeito, Capitão Nelson (PL), e o deputado federal Dimas Gadelha (PT), principais concorrentes, não compareceram ao evento. Apenas o candidato do PSOL, Professor Josemar, participou, aproveitando a oportunidade para expor suas propostas e críticas aos adversários.
Conforme informações do jornalista Edmílson Ávila, responsável pela mediação do encontro que não aconteceu, as regras previam para esse caso a realização de entrevista com o candidato que comparecesse por 20 minutos.
Professor Josemar Apresenta Propostas e Critica Ausências
Durante a entrevista, o candidato Professor Josemar lamentou a ausência dos outros candidatos e criticou a falta de participação. Ele destacou a importância do confronto de ideias para a democracia. Josemar apresentou suas propostas nas áreas de educação, segurança, transporte e habitação.
Segundo o candidato, uma de suas principais metas consiste na implementação de escolas de tempo integral, inspiradas no modelo dos Cieps, com foco na integração entre ensino e atividades multiculturais.
Segurança Pública em Discussão
No que diz respeito à segurança, o candidato criticou a gestão do prefeito Capitão Nelson, afirmando que não houve o cumprimento de promessas feitas na última eleição. Por exemplo, o fim das barricadas. Ele propôs, ainda, o fortalecimento da Guarda Municipal, com foco no apoio à segurança das escolas e outros equipamentos públicos. Além disso, disse que valorização dos profissionais da Guarda estará dentro das prioridades de sua administração.
Redução Populacional e Questões Econômicas
Provocado pelo entrevistador para falar sobre a redução populacional de São Gonçalo, o Professor Josemar disse que a cidade enfrenta um esvaziamento econômico. Citou que há muitos moradores migrando diariamente para o Rio de Janeiro ou Niterói em busca de oportunidades.
Em contrapartida a isso, Josemar propôs políticas para estimular o empreendedorismo local e o fortalecimento do Polo Industrial de Guaxindiba. Ele também criticou a proposta de tarifa zero no transporte público de Dimas Gadelha, afirmando que essa medida só seria viável com a criação de uma empresa pública de transporte.
Propostas para o Setor de Habitação
Em relação à habitação, o candidato do PSOL criticou a ausência de programas de aluguel social na cidade. Ao mesmo tempo, prometeu construir moradias populares. Segundo Josemar, São Gonçalo enfrenta um grave déficit habitacional, com cerca de 200 mil pessoas vivendo em condições de submoradia.
Em resumo, sua proposta inclui um plano de obras públicas para reduzir essa carência habitacional. E o foco estaria na construção de moradias dignas para a população mais vulnerável.
Futuro do Transporte Público em São Gonçalo
No setor de transportes, Professor Josemar ressaltou a necessidade de investimentos para melhorar a organização do trânsito e reduzir o custo das passagens.
Ele defendeu a criação de uma empresa pública de transporte. Também, disse que vai cobrar do governo estadual a implementação da linha 3 do metrô, ligando Niterói a São Gonçalo. Por fim, também mencionou a necessidade de ampliar o serviço de barcas na cidade.
Dimas explica ausência
O deputado federal e candidato a prefeito Dimas Gadelha (PT), se pronunciou por meio de nota enviada ao Folha do Leste por sua assessoria.
“Fui o primeiro a chegar na Globo para o debate do G1 e tinha a confirmação de presença do atual prefeito, cheguei a participar do sorteio, mas com a ausência em cima da hora do capitão Nelson- meu principal adversário, não fiquei pois aguardo professor Josemar no meu palanque do segundo turno, a exemplo do que ocorreu nas eleições de 2020 e também em 2022 quando fizemos juntos o Lula”, disse.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI