Um homem, de iniciais C.S.H., foi preso em flagrante por violência doméstica neste sábado (06), no Parque Eldorado, em Guarus, Campos.
De acordo com informações da polícia, a vítima, que não teve a identidade revelada, acionou a PM informando que seu ex-companheiro havia invadido sua residência, quebrado diversos pertences e a agredido com um soco no rosto.
MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO AQUI
Os policiais foram imediatamente ao endereço e avistaram quando o acusado retornou ao local de bicicleta. Ao avistar a viatura, ele tentou empreender fuga, mas acabou sendo alcançado e detido.
O acusado, devidamente encaminhado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM-Campos), acabou autuado no Artigo 129 § 13° do Código Penal (Lesão corporal dolosa de natureza grave) e Artigo 163 do Código Penal (Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia). O advogado Heraldo Fonseca da Silveira explica os crimes:
O crime de lesão corporal dolosa de natureza grave é caracterizado pela intenção de causar lesão à integridade física de outra pessoa, resultando em lesão que cause incapacidade para o trabalho, enfermidade grave ou perigo de vida. O crime de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia é caracterizado pela intenção de causar dano a coisa alheia, resultando em prejuízo ao proprietário.
Dados
De acordo com o Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP), Campos dos Goytacazes registrou 1.294 casos de violência doméstica, em 2022. O número representa uma redução de 14,7% em relação ao ano anterior, quando houveram 1.501 casos.
O município está em 10º lugar no estado do Rio de Janeiro, em número de casos de violência doméstica. Porém, a cidade com o maior número de casos se trata de Duque de Caxias, com 6.144 casos.