A Câmara dos Deputados realiza neste sábado (1º) a eleição para definir o novo presidente da Casa e os demais cargos da Mesa Diretora. O vencedor comandará a instituição pelos próximos dois anos. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa de maioria absoluta: 257 votos do total de 513 deputados. Caso contrário, a disputa segue para o segundo turno, onde vence o mais votado. Também, neste sábado, o Senado realiza eleições.
A sessão preparatória está marcada para as 16h no Plenário Ulysses Guimarães. Antes disso, os prazos regimentais seguem um cronograma definido. Até às 9h, partidos devem oficializar seus blocos parlamentares. Em seguida, às 11h, ocorre a reunião de líderes para distribuição dos cargos da Mesa. O registro de candidaturas se encerra às 13h30.
A votação apesar de presencial, acontecerá de modo secreto, com urnas dispostas no Salão Verde e no Plenário.
Na segunda-feira (3), às 15h, o Congresso Nacional realiza sessão conjunta para inaugurar a nova legislatura.
Poderes
Há de se destacar a importância da figura do presidente da Câmara dos Deputados. A ele compete colocar em pauta os projetos de lei e de emenda à Constituição e demais proposições que dependam de aprovação da Câmara, por exemplo. Igualmente, o de fazer o exame de admissibilidade de eventuais pedidos de impeachment do presidente da República.
Por último, merece destaque o fato de que o presidente da Câmara é o terceiro membro na linha sucessória da presidência da República, ficando atrás apenas do próprio e do vice-presidente.
Blocos Parlamentares Moldam a Disputa
Os blocos parlamentares, montados a cada nova legislatura, influenciam a divisão do poder interno. Os partidos podem criar novos blocos especificamente para a composição da Mesa Diretora, redefinindo alianças a cada dois anos.
Nesse sentido, o favoritismo de Hugo Mota pelo quantitativo de partidos que estão lhe apoiando acaba se tornando um desafio para conciliar interesses das legendas. Principalmente, no que se refere à distribuição dos cargos na Mesa Diretora para cada partido. Além disso, há ainda a composição das comissões mais importantes da Casa. Partidos como PL, União Brasil, PP, Progressistas, MDB e Republicanos, que estão ao seu lado, brigam para ocupar os espaços de maior destaque.
Os Candidatos
A corrida pela presidência da Câmara tem três nomes confirmados: Hugo Motta (Republicanos-PB); o ex-vereador de Niterói Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ); e Marcel van Hattem (Novo-RS).
Hugo Motta (Republicanos-PB)
Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ)
Marcel van Hattem (Novo-RS)
A Mesa Diretora
Responsável pela condução dos trabalhos legislativos e administração da Casa, a Mesa Diretora é composta por um presidente, dois vices, quatro secretários e quatro suplentes. Além de organizar os debates, ela também tem a prerrogativa de promulgar emendas à Constituição em conjunto com o Senado.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI