Coluna do André FreitasLeste FluminenseNiterói

Câmara de Niterói aprova “Sinfônica Ambulante” como patrimônio cultural

Sinfônica Ambulante Niterói

A Sinfônica Ambulante está próxima de se tornar, oficialmente, patrimônio cultural imaterial de Niterói. O projeto de lei 109/2023, que reconhece a fanfarra como um bem cultural da cidade, teve aprovação na Câmara Municipal na Sessão desta quarta-feira (06/12). Todavia, para que seja convertida em lei, a proposta deve ser sancionada pelo prefeito Axel Grael, no prazo de 15 dias após seu recebimento.

Sinfônica Ambulante Niterói

Sinfônica Ambulante | Reprodução

A Sinfônica Ambulante teve sua fundação em 2011. Desde então, tem ocupado os espaços públicos de Niterói com muita música e alegria. A fanfarra se trata de uma expressiva manifestação cultural e já se tornou um dos pontos altos do Carnaval, atraindo multidões por onde passa.

LEIA AQUI: Lançamento do Polo Gastronômico de Jurujuba

Sinfônica Ambulante Niterói Vereador Paulo Eduardo Gomes

Vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol) | Reprodução

“Sem dúvidas, durante seus 12 anos de existência, a Sinfônica é um dos pontos altos do Carnaval do Rio de Janeiro, atraindo multidões por onde passa e é a atual bicampeã do Estandarte de Ouro (2022 e 2023) do portal About Carnaval”, disse o vereador Paulo Eduardo Gomes (Psol), autor da proposta.

A fanfarra conta com a participação de músicos de todas as idades e origens. Tem repertório eclético, incluindo samba, rock, funk music, forró, maracatu, salsa e jazz. Desse modo, não faltam animação e descontração em seus shows. Além disso, há muito improviso e interação com o público.

André Freitas
André Freitas é diretor-executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Jornalista e radialista desde a década de 1990, é narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Possui ampla experiência na cobertura da editoria de política, em razão de funções exercidas nos poderes Legislativo e Executivo, com atuação nas Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo e Campos dos Goytacazes, além da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e da Prefeitura de Niterói. Dirigiu por 15 anos a Rádio Absoluta, onde apresentou programas noticiosos diários e conduziu coberturas esportivas, incluindo mais de uma década acompanhando a seleção brasileira de futebol. Nesse período, esteve presente em duas Copas do Mundo e em uma edição dos Jogos Olímpicos. Trabalhou também nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e Litorânea (ES). Exerceu o cargo de editor-chefe nos jornais Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ), além de atuar como colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Comments are closed.