BrasilSaúde

Brasília: Hemocentro opera com estoque baixo e pede doações

Brasília: Hemocentro opera com estoque baixo e pede doações

Foto: Davidyson Damasceno – Agência Brasília

O Hemocentro de Brasília opera em situação de emergência com apenas 60% do estoque ideal de sangue. A queda no número de doadores desde o início do ano e o aumento da demanda por transfusões, principalmente devido à epidemia de dengue, colocaram os estoques em níveis críticos.

“A necessidade de doação é imediata para todos os tipos sanguíneos”, informa a Fundação Hemocentro de Brasília. “Os grupos O positivo, O negativo e AB negativo estão com os níveis mais baixos, o que representa grande risco à saúde pública do Distrito Federal”, alerta a nota.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

Em fevereiro de 2024, o número de transfusões de plaquetas saltou 34% em comparação com o mesmo período do ano anterior, com cerca de 30% destinadas a pacientes com dengue. As plaquetas, componentes do sangue com validade de apenas cinco dias, exigem doações constantes para atender à demanda crescente.

Para reverter o quadro, o Hemocentro suspendeu a necessidade de agendamento para doação de sangue entre as 14h e as 18h até o dia 30 de março. A meta é coletar 180 bolsas de sangue por dia, mas a média atual é de apenas 127.

Requisitos para doar sangue:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar mais de 51 kg;
  • Estar saudável.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil