Internacional

Brasileiro presta serviços voluntários em Israel

Brasileiro presta serviços voluntários em Israel

Foto: Arquivo – Família – Reprodução

O sul-mineiro Jonas Rafael Carvalho Xavier, de 25 anos, natural de São Lourenço (MG), está atualmente na cidade de Tel Aviv, capital de Israel, e compartilhou nesta segunda-feira (9) os esforços do trabalho voluntário realizado para ajudar os necessitados da zona de conflito. O jovem está em Israel há cerca de um mês e desde os ataques do grupo Hamas, ocorridos no último sábado (7), tem utilizado as redes sociais para relatar a situação no país.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

Tel Aviv, localizada aproximadamente 90 quilômetros da chamada “zona quente” na fronteira com a Faixa de Gaza, tem recebido caminhões com suprimentos, alimentos, utensílios pessoais, artigos para crianças, e colchonetes, os quais estão sendo encaminhados para atender as necessidades das pessoas que se encontram na área de risco. Segundo Jonas, o esforço voluntário busca atender a população e suprir suas necessidades em meio à guerra.

O jovem sul-mineiro relata que a situação é extremamente tensa, com o estouro de bombas a todo momento.

“Estamos vivendo momentos de intensa tensão, todos se unindo nesse ato de solidariedade e fazendo o melhor possível, apesar das dificuldades. As bombas estão estourando em cidades vizinhas, já que as sirenes não estão tocando aqui. É um momento de grande tensão e dificuldade”, compartilhou.

Primeiras horas após o ataque são relatadas por jovem sul-mineiro

Nas redes sociais, Jonas, natural de São Lourenço (MG), detalhou como foram as primeiras horas após o ataque. Felizmente, ele conseguiu buscar abrigo em um prédio projetado para resistir a bombas e está em segurança.

“Hoje foi um dia muito difícil. Acordamos com os ataques do grupo terrorista Hamas. Às 6 horas da manhã, a família desta casa em que estou hospedado bateu na minha porta. Foi uma loucura, acordei assustado com o som das sirenes, várias sirenes”, compartilhou.

“Leia mais notícias Internacionais aqui”

“A situação é extremamente tensa e rápida, presenciar tudo isso e ver todos assustados é algo que nunca vivenciei antes. É verdade, é uma loucura”, declarou Jonas.

A mãe do jovem, Aline Carvalho, concedeu uma entrevista à EPTV, afiliada da Globo, e informou que seu filho está em Israel a passeio há aproximadamente um mês. Jonas expressou em uma de suas postagens o desejo de estar perto de sua família e ser capaz de abraçar seus amigos e irmãs. Ele ressaltou a valorização da vida em um momento como esse. A família também informou que Jonas enviou uma carta para a embaixada brasileira em Israel, comunicando sua presença na área de risco.

Israel convoca reservistas em meio a ataques do Hamas

Nesta segunda-feira (9), Israel anunciou ter convocado 300 mil reservistas nas últimas 48 horas, um número sem precedentes na história do país. No sábado (7), o grupo extremista armado Hamas realizou um ataque-surpresa contra Israel. Partindo da Faixa de Gaza, combatentes do grupo invadiram o território israelense, resultando em centenas de mortes e mais de 100 pessoas feitas reféns. Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, lançando inicialmente mísseis sobre o território palestino.

As autoridades locais relatam que até o momento ocorreram quase 1.600 mortes, sendo 900 em Israel, 687 na Faixa de Gaza e sete na Cisjordânia. Além disso, milhares de pessoas foram feridas durante os confrontos.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *