BrasilEconomiaEducação

Brasil lidera Fórum Y20 com foco em governança global e inclusão

Brasil lidera Fórum Y20 com foco em governança global e inclusão | Isabela Castilho/Audiovisual/G20 Brasil

Brasil lidera Fórum Y20 com foco em governança global e inclusão | Isabela Castilho/Audiovisual/G20 Brasil

Jovens representantes dos países do G20 participam, nesta semana, do Youth20 (Y20), o Grupo de Engajamento de Juventude do G20, no Rio de Janeiro. Até sexta-feira (16), o grupo finaliza um documento para envio às demais trilhas de discussão do G20. Esse documento deve chegar aos chefes de estado na Cúpula de Líderes em novembro.

O Y20, realizado desde 2010, é um dos principais fóruns internacionais para jovens. Este ano, o Brasil lidera o evento, com 200 representantes de vários países e um público estimado em 2 mil pessoas.

+ LEIA TAMBÉM: ► Barcelona rejeita oferta milionária por Vitor Roque
+ LEIA TAMBÉM: ► Bolsonaro pede fim da investigação sobre joias

As discussões do Y20 começaram na segunda-feira (12), coincidindo com o Dia Internacional da Juventude. As sessões priorizam cinco temas centrais. Três deles foram estabelecidos pela presidência brasileira do G20: combate à fome, pobreza e desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global.

Além desses, também houve a abordagem de tópicos como inclusão, diversidade, inovação e o futuro do trabalho.

Bandeiras

Cada país designou delegados para representar suas posições nos debates. O Brasil selecionou cinco jovens, com idades entre 18 e 35 anos, por meio de edital público. Os delegados brasileiros são Philippe Silva, Mahryan Sampaio, Daniela Costa, Leandro Corrêa e Guilherme Rosso.

O secretário nacional de Juventude do Brasil, Ronald Sorriso, destacou que o debate busca impactos sociais significativos, abordando desafios globais críticos.

 

Marcus Barão, presidente do Y20, ressaltou a importância de um documento final robusto, capaz de refletir as aspirações da juventude e influenciar políticas globais. Barão enfatizou a gravidade dos problemas enfrentados, como a fome e a violência, e a necessidade de consenso para a elaboração de um documento representativo.

“Os produtos dessa negociação são efetivamente propostas para cada um desses cinco temas e essas propostas apresentam, então, o que são as reivindicações da juventude, o que são as demandas, mas também aquilo que é prioridade para a juventude”, explicou Barão.

O G20, composto por 19 países e a União Europeia, representa cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) global e mais de 75% do comércio mundial, abrangendo dois terços da população mundial. Desde 2008, a presidência do G20 é rotativa entre os membros. Pela primeira vez, o Brasil lidera o grupo.

 

 

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil