EsportesFutebol

Botafogo é campeão brasileiro de 2024 após jejum de 29 anos

Botafogo é campeão brasileiro de 2024 após jejum de 29 anos

Botafogo é campeão brasileiro de 2024 após jejum de 29 anos | Reprodução

Na tarde deste domingo (08), o Botafogo sagrou-se Campeão Brasileiro de 2024, colocando fim a um jejum de 29 anos sem conquistar o título nacional. O título veio após a vitória sobre o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 38ª rodada, a última do Brasileirão, com gols de Savarino e Gregore.

Apesar de precisar apenas de um empate para garantir a taça, o alvinegro  Botafogo fez a sua parte. Além disso, a derrota do Palmeiras para o Fluminense daria ao glorioso o campeonato até mesmo em caso de derrota.

Com os resultados, o Botafogo chegou a 79 pontos na competição enquanto  Palmeiras ficou em segundo, com 73.

+ LEIA TAMBÉM: Gabriel Bortoleto é campeão da Fórmula 2 e faz história em Abu Dhabi

A última vez que o clube ergueu o troféu aconteceu em 1995, sob a liderança de craques como Túlio Maravilha. Antes disso, a equipe havia triunfado na Taça Brasil de 1968, uma conquista histórica que coroou a geração de Gérson, Jairzinho e outros ícones alvinegros.

Este é o segundo título importante do Botafogo em 4 dias, pois no último sábado (30/11) o time conquistou a Copa Libertadores da América após final memorável em Buenos Aires, na Argentina contra o Atlético-MG.

As Marcas da Superação

Desde 1995, o Botafogo enfrentou altos e baixos. O clube viveu o drama de rebaixamentos em 2002, 2014 e 2020, mas nunca deixou de lutar por sua reconstrução. O retorno à elite em 2021 marcou o início de uma nova era, mas a temporada de 2023 deixou lições dolorosas. Após liderar boa parte do campeonato, o Botafogo perdeu rendimento na reta final, entregando o título a um rival.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

A resiliência da equipe e da torcida, no entanto, foi recompensada em 2024. Com um planejamento sólido e uma equipe renovada, o Botafogo fez uma campanha irretocável e garantiu o título com uma rodada de antecedência.

A Era John Textor

A chegada do empresário John Textor, em 2022, foi um divisor de águas na história do Botafogo. Sob sua gestão, o clube implementou uma estrutura profissional e investimentos estratégicos que elevaram o nível da equipe.

Textor, que também é acionista em outros clubes ao redor do mundo, trouxe reforços de peso e confiou no trabalho da comissão técnica.

Ídolos do Passado e do Presente

A história do Botafogo é marcada por grandes jogadores, desde os lendários Garrincha, Nilton Santos e Didi, até os heróis recentes como Túlio Maravilha.

+ LEIA TAMBÉM: Diretor do Botafogo prevê mais contratações em 2025

Em 2024, novos ídolos surgiram para escrever seus nomes na galeria de campeões alvinegros, conquistando o coração da torcida com atuações brilhantes e decisivas.

Rumo ao Mundial de Clubes

A conquista do Campeonato Brasileiro credenciou o Botafogo para o Mundial de Clubes, que começa na próxima semana. Será a primeira participação do clube no torneio, e as expectativas são altas.

Enfrentar os melhores times do mundo será um novo desafio para o elenco e uma oportunidade de levar o nome do Glorioso para o cenário internacional.

Um Legado de Esperança

O título de 2024 é mais do que uma taça; é a confirmação de que o Botafogo está de volta ao lugar que lhe pertence no futebol brasileiro. Após anos de incertezas, o clube entra em um novo ciclo de glórias, honrando sua rica história e preparando-se para novos desafios.

A torcida alvinegra, que nunca abandonou o time, agora celebra e sonha ainda mais alto. O futuro promete ser tão glorioso quanto o passado.

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!
André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emEsportes