Diante da previsão de fortes chuvas para os próximos dias, o Corpo de Bombeiros e a concessionária de energia Enel anunciaram plano de emergência. Ambos confirmaram que irão reforçar suas equipes de atendimento.
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), nesta quinta-feira à tarde, ocorrerão pancadas de chuva moderada à forte em todo o estado, devido ao efeito Pré-Frontal. A chegada de uma frente fria, entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (22), provocará chuvas moderadas a muito fortes (acima de 20mm/h) a qualquer hora, acompanhadas de raios e rajadas de ventos moderados a fortes, gerando altos acumulados (acima de 200mm/48h) até o domingo (24).
“Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui”
Os Bombeiros irão dobrar o efetivo de militares de serviço, já a partir desta quinta-feira (21), nas áreas onde há maior probabilidade de inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos: as regiões Serrana, Sul, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense. Nessas localidades, os comandantes vão ficar aquartelados, de prontidão junto com a tropa, para pronta resposta a possíveis ocorrências.
A operação do Corpo de Bombeiros conta com apoio de novas ambulâncias; caminhões de busca e salvamento; ferramentas desencarceradoras para cortar estruturas metálicas, e motosserras para cortar estruturas de concreto, em caso de deslizamentos e desabamentos. Também há barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas e sonares de última geração, capazes de buscas subaquáticas em caso de inundações e alagamentos.
Enel
A Enel acionou o seu plano de emergência para eventos climáticos. A empresa afirmou que reforçará equipes operacionais e dos canais de atendimento para eventuais ocorrências que envolvam o fornecimento de energia nos 66 municípios da área de concessão da empresa.
O plano mobilizado pela Enel Rio prevê o reforço do número de equipes em campo e de todos os canais de atendimento, incluindo o call center. O setor poderá ter sua capacidade de atendimento duplicada em casos de um evento climático severo.
A partir dos alertas de clima severo emitidos pelas autoridades, a empresa iniciou ações de comunicação direta com os clientes para informar a população sobre os riscos trazidos pelas chuvas. A distribuidora tem mantido diálogo também com as principais autoridades estaduais e dos municípios atendidos pela empresa.