
Blitz em Niterói combate motos barulhentas e infrações de trânsito | Divulgação/Prefeitura de Niterói
Os motoqueiros que andam fora da linha – principalmente com o cano de descarga adulterado perturbando a paz e o sossego nas ruas da cidade foram surpreendidos por uma operação conjunta da Prefeitura de Niterói, juntamente com o Programa Segurança Presente e a Polícia Militar.
As três instituições se reuniram para realizar uma blitz para fiscalização de motos barulhentas, conforme prometido pelo Prefeito Rodrigo Neves nos seus dias iniciais de governo. Como resultado, os agentes abordaram 70 motocicletas, com 16 motociclistas notificados por infrações diversas e outros cinco notificados por alteração de característica no carno(cano de descarga).
Nesse sentido, 30% das abordagens flagraram irregularidades. Três motociclistas terem conseguido regularizar os veículos ao mesmo tempo em que estavam parados na Blitz. Entretanto, duas tiveram como destino o depósito municipal no bairro de Serra Grande, na Região Oceânica, por adulteração de característica.
A ação contou com a participação de equipes da Nittrans, Secretaria de Ordem Pública (SEOP), Guarda Municipal, 12º BPM e Segurança Presente. Os agentes vistoriaram motocicletas para verificar adulterações nos escapamentos, que aumentam o volume do som emitido pelos veículos e causam transtornos à população. Além disso, foram checados documentos, uso de capacete, calçados adequados e possíveis alterações estruturais nas motos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O presidente da Nittrans, Nelson Godá, destacou que a ação faz parte de um trabalho contínuo para reduzir a poluição sonora causada por motocicletas irregulares.
“Iniciamos hoje uma ação educativa e de fiscalização para conscientizar os motociclistas sobre a importância de respeitar as normas de trânsito, especialmente no que diz respeito à adulteração de escapamentos. O excesso de ruído provocado por essas modificações causa transtornos à população e precisa ser combatido”, afirmou Godá.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Um dos resultados da ação foi a conscientização de alguns motociclistas abordados. Durante a blitz, alguns condutores que estavam com escapamento irregular optaram por deixar a moto no local. Em seguida, buscaram o equipamento original em casa e realizaram a troca na frente dos agentes. Desse modo, apesar de ter havido liberação do veículo após a regularização, os agentes multaram os motociclistas pela infração.
A medida reforça o caráter educativo da operação, bem como garante o cumprimento das normas de trânsito. Os condutores receberão a Notificação de Autuação, Depois, terão o direito de apresentar defesa ou recurso junto ao Detran dentro dos prazos estabelecidos, conforme previsto na legislação vigente.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
A fiscalização tem como base a Lei Municipal 3.661/2021. O diploma legal autoriza o poder público a coibir o barulho de escapamentos de veículos fora das normas estabelecidas. Circular com motos com escapamento aberto ou equipadas com dispositivos que ampliam o som são infrações gravíssimas. A punição por conta da infração custa R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Essa ação faz parte dos projetos lançados no plano de 100 dias do governo Rodrigo Neves, com o objetivo de garantir mais tranquilidade e segurança para a população.