
Reprodução TV Globo
Estamos em 2024, e a persistência de comentários misóginos, exemplificados por participantes do BBB 24, destaca a necessidade de compreensão da misoginia como um fenômeno enraizado historicamente, refletindo em estruturas de poder e impactando fisicamente e emocionalmente.
Convidamos a psicóloga, Dra. Carla Abreu, para explorar a misoginia como possível transtorno psíquico, destacando a complexidade entre o medo e a necessidade de amor relacionados a experiências passadas.
A psicologia desempenha papel crucial na compreensão desses padrões, buscando romper com a histórica subordinação e violência contra a mulher, conforme Simone de Beauvoir (2016) aponta.
A Dra. Abreu ressalta que a misoginia é parte de uma construção social desde as primeiras organizações humanas, perpetuando a desigualdade de gênero, exigindo uma abordagem multifacetada para sua compreensão e enfrentamento.

Dra. Carla Abreu, psicóloga da Santa Casa de São José dos Campos

Nizam foi outro participante que estava no quarto e também fez comentários sobre o corpo de Yasmim. Ele tem se mostrado manipulador e distorce informações em benefício próprio. Reprodução TV Globo.