A Prefeitura do Rio lançou o edital de concessão para o serviço de barcas nas lagoas da Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. A partir de 4 de julho, as empresas interessadas podem apresentar suas propostas para operar esse novo modal de transporte público.
+ LEIA TAMBÉM: ►Torcedores baleados após Flamengo e Vasco
O projeto prevê a criação de 16 linhas que conectarão o Jardim Oceânico, Muzema, Rio das Pedras, Anil e Gardênia Azul pela Lagoa da Tijuca. O Bosque Marapendi, a Ponte Lúcio Costa e a Avenida Ayrton Senna serão ligados pela Lagoa de Marapendi. Já a Avenida Salvador Allende e o Parque Olímpico serão conectados pela Lagoa de Jacarepaguá.
Sendo assim, as barcas serão um modal de transporte público integrado com o Bilhete Único, com tarifa de R$ 4,30, igual à dos ônibus municipais.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Contudo, o investimento total na concessão, que terá duração de 25 anos, é estimado em R$ 100 milhões. A expectativa é que 80 mil passageiros sejam transportados por dia, impulsionando a mobilidade urbana na região.
Dessa forma, os terminais serão modernos e acessíveis, com cinco deles considerados de grande porte, com capacidade para mil passageiros por hora. Assim, as barcas serão movidas por energia limpa, contribuindo para a preservação ambiental.
+ LEIA TAMBÉM: ►RS: Governo busca alternativas para apoiar empresas do estado
A licitação das barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão foi adiada para que sejam feitas pequenas alterações nos documentos do edital. A nova data ainda não foi definida, mas a Prefeitura garante que o projeto segue em andamento.