Um balão de aproximadamente 4 a 6 metros com bandeira caiu na Rua Edson Zuzart Junior, no bairro Maravista, na Região Oceânica de Niterói, na manhã desta terça-feira (23). A equipe da Operação Segurança Presente, que estava em patrulhamento na região, presenciou a queda e deteve dois homens que estavam próximos ao artefato.
Os suspeitos, identificados apenas pelas iniciais N.A.C., de 21 anos, e C.G. da S., de 20 anos, não possuem anotações criminais e foram conduzidos à 81ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado. Ambos acabaram autuados no artigo 42 da Lei 9.605/98, que proíbe a soltura de balões, e liberados em seguida.
Denúncias e riscos da soltura de balões
De acordo com o Disque Denúncia, houve um aumento de 70% nas denúncias sobre soltura de balões no estado do Rio de Janeiro em 2023, em comparação com 2022. A prática coloca em risco a segurança de diversas pessoas, incluindo pilotos, passageiros e aqueles que estão em solo.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) alerta para o risco de colisão entre balões e aeronaves em pleno voo. Além disso, os balões podem causar incêndios e outros danos materiais.
Combate à prática irregular
O cidadão que presenciar a soltura de um balão pode denunciar o fato à Polícia Militar através do número 190. Igualmente, pelo Canal Linha Verde do Disque Denúncia, através do (21) 2253-1177.