Na última terça-feira (26), a cidade de Niterói se tornou palco de uma vibrante celebração do esporte internacional. O Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, ginásio da Secretaria Municipal de Educação localizado no bairro do Barreto, foi cenário da estreia da seleção brasileira feminina no Sul-Centro Americano de Handebol. E, para a alegria da torcida, o Brasil derrotou o Uruguai por 34 a 20, com um desempenho impecável das jogadoras.
Marcando presença, o prefeito de Niterói, Axel Grael, foi um dos primeiros a se pronunciar sobre a importância de sediar um evento desse porte em sua cidade.
“São times de vários países participando aqui na nossa cidade. É importante ver esta competição aqui neste espaço histórico do esporte brasileiro. Este ginásio já recebeu eventos muito importantes. O espaço estava fechado há muito tempo e foi reformado e reaberto pela Prefeitura para receber eventos como este e para desenvolver atividades esportivas com os alunos da rede municipal de Educação. Niterói é uma cidade com vocação para o esporte. Esse é um evento que traz visitantes. Temos feito um grande esforço pelo turismo da cidade e essa é uma atividade que movimenta a economia, os hotéis e o comércio”, explicou o prefeito.
Holanda e Alemanha: próximos destinos
O evento, que conta com a participação de seis países, segue o formato de todos contra todos. O objetivo é claro. O time com o maior número de pontos ao final das disputas será consagrado campeão. No entanto, além da busca pelo título, há uma motivação adicional. As três seleções melhor colocadas garantirão vagas para o Campeonato Mundial de Handebol de 2025, que será realizado na Holanda e na Alemanha.
Bira Marques, secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, também falou sobre a estreia do campeonato.
“Inauguramos este espaço há pouco tempo. Ele é voltado para os estudantes da rede municipal, e agora recebe a seleção brasileira de handebol feminino. É um orgulho e um exemplo para nossas crianças”, disse Marques.
A vitória sobre o Uruguai, embora seja apenas o primeiro jogo da competição, já demonstrou a força da seleção brasileira. O objetivo é conquistar o tetracampeonato e assegurar uma vaga no Campeonato Mundial de Handebol de 2025. Depois de seis anos sem sediar o torneio no Brasil, as jogadoras se sentiram em casa, com a empolgação da torcida niteroiense, que foi um espetáculo à parte.
O evento segue com partidas no ginásio do CT Niterói Joga em Rede, localizado na Rua Benjamin Constant, 562, Largo do Barradas, Barreto, sempre às 19h.
Confira as próximas partidas da seleção brasileira:
Quarta – 27/11 – Brasil x Paraguai
Quinta – 28/11 – Brasil x El Salvador
Sexta – 29/11 – Brasil x Chile
Sábado – 30/11 – Brasil x Argentina