Uncategorized

Audiência Pública nesta terça debate Programa Vida Nova no Morro sob presidência do vereador Pipico

A Câmara Municipal de Niterói abre as portas do Plenário Brígido Tinoco nesta terça-feira (19) à sociedade para debater a implantação do Programa Vida Nova no Morro. A sessão, sob presidência do vereador Anderson Pipico (PT), recebe lideranças comunitárias, especialistas e cidadãos para debater os projetos relacionados ao tema, de relevante interesse público. Além disso, assegura a transparência das ações de governo e o controle social sob suas decisões.

A principal questão em debate consiste no projeto de lei de autoria do Poder Executivo para contratação de financiamento de até US$ 117,13 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o projeto. A proposta já teve aprovação em primeira discussão na Câmara. Todavia, será detalhado passo a passo nesta Audiência Pública, antes da segunda votação.

O Vida Nova no Morro se trata de uma das promessas de campanha feita pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT) no período eleitoral. O projeto promete alterar a paisagem urbana e social de 83 comunidades vulneráveis de Niterói.

Vida Nova No Morro trata de demandas urgentes de parte da população niteroiense

A urgência que o tema demanda não se restringe às questões paisagísticas ou urbanísticas, pois há uma grande intersetorialidade de políticas públicas nesse sentido. Ao mesmo tempo, o Vida Nova no Morro trata de acesso à moradia, segurança habitacional, Saúde pública através do saneamento básico, dignidade da pessoa humana, escadarias, drenagem, pavimentação, iluminação pública, contenções de encostas.

O vereador Anderson Pipico dá forma à expectativa:

“Todo mundo tem direito a uma casa com banheiro, saneamento e demais infraestruturas. O Vida Nova no Morro tem essa proposta de melhorar a qualidade de vida em nossas comunidades”.

O debate não se resume a números ou tijolos. O Programa Vida Nova no Morro carrega também o peso simbólico de inclusão social e desenvolvimento econômico. É a tentativa de aproximar o Estado das comunidades onde o cotidiano ainda desafia políticas públicas efetivas.

A audiência cumpre mais que um rito legislativo, ao passo que se trata de um convite à cidadania. Autoridades, técnicos, moradores e vozes anônimas terão espaço para interrogar, sugerir e, acima de tudo, testemunhar um processo que se anuncia como um marco.

Caso aprovado, o programa não apenas erguerá obras, mas poderá costurar novas narrativas políticas. E dirá, no futuro, que Niterói conseguiu transformar desigualdade em dignidade.

Serviço

Evento: Audiência Pública sobre o Programa Vida Nova no Morro
Data: Terça-feira, 19 de agosto de 2025
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de Niterói – Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625, Centro

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Beija – Flor samba Tijuca baianas Premiações Personalidade: Neguinho da Beija-Flor (Beija-flor)   A ala ...

Você também pode gostar!

Comments are closed.