Na última sexta-feira (23/06), a cidade de Maricá, localizada no estado do Rio de Janeiro, teve a honra de receber a visita do renomado ator José de Abreu, um dos grandes ícones da telenovela brasileira. Aos 77 anos de idade e com mais de 50 anos de carreira no cinema, teatro e televisão, o artista foi acompanhado pela esposa Carol Junger e aproveitou sua estadia para conhecer alguns dos programas e projetos de destaque da cidade.
A visita teve início com um encontro entre o ator e o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Carlos Senna, onde foram apresentados diversos projetos voltados para a área de tecnologia, educação e cultura. Entre eles, destacaram-se o vermelhinho sustentável, modelo de ônibus híbrido, o projeto Bem-viver Alimentar, que busca incentivar a produção de alimentos saudáveis típicos da região, e a plataforma de streaming Maricá Filmes, que tem como objetivo produzir e compartilhar obras audiovisuais.
Com interesse especial nos projetos voltados para o setor audiovisual, José de Abreu visitou a Incubadora de Inovação Social em Cultura, onde pôde conhecer aulas de assistente de direção, fotografia para cinema e vídeo, roteiros para obras audiovisuais, produção de cinema, dramaturgia, cursos de game, oficinas de canto, percussão, criação e produção de fantasias, além de cursos de produção artística cultural, oficina de toques sagrados e outros.
Já no Centro da cidade, o ator conheceu a unidade do Programa Cultura de Direitos, que realizava apresentações de música, capoeira, grafite, fotografia, além da exposição ‘Novos Olhares’. A visita ainda incluiu a passagem pelo Cine Henfil, cujo letreiro remete aos cinemas antigos e encerrou a programação do dia.
Com muita disposição e curiosidade, o ator José de Abreu mostrou-se interessado em cada um dos projetos apresentados e em conhecer de perto as iniciativas de destaque da cidade de Maricá. Sua visita certamente serviu como um impulso para a divulgação das ações e projetos desenvolvidos na região, impulsionando ainda mais o desenvolvimento tecnológico, educacional e cultural da cidade e de toda a região.