O conflito em Israel, liderado pelo grupo extremista Hamas, tem causado pânico e devastação na região, resultando em mais de 1.300 vítimas fatais. Diante dessa situação, mais de mil brasileiros entraram em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em busca de uma forma de deixar o país. Dentre eles, alguns atletas e ex-atletas renomados também se encontram nessa lista.
Destaque para Felipe Kitadai, medalhista olímpico de judô, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Ele encontra-se em Israel com sua família, composta pela esposa, a filha de um ano e o sogro, além do também ex-judoca olímpico Charles Chibana, que atua como técnico da seleção de Israel.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Vale ressaltar que outros esportistas também se encontram na lista, como as dez jogadoras de vôlei Camila Caroline, Beatriz Palmieri, Thayna Morais, Jéssika Soares, Camila Rodrigues, Daniela Pere, Ingrid Felix, Rupia Inck, Hellen Menezes e Mariana Dantas, além do jogador de handebol Leonardo Domenech e a jogadora de handebol Bruna Camboim.
Os atletas brasileiros já estão em contato com a Embaixada do Brasil em Israel e iniciaram o processo de repatriamento por meio do formulário apropriado.
A Força Aérea Brasileira (FAB) prontamente enviou uma aeronave, que tem previsão de chegada na terça-feira (10). Além disso, outra aeronave está sendo preparada para futuras operações, sendo capaz de transportar até 230 passageiros. A ação é fundamental para garantir a segurança e o retorno desses atletas ao Brasil.