Em um marco histórico para a fé e a arquitetura, a Assembleia de Deus, no Rio de Janeiro, celebra 100 anos de sua fundação, com a inauguração de uma sede provisória em Niterói neste sábado (22). Ela está integrada ao projeto do imortal arquiteto Oscar Niemeyer, que ainda aguarda pela construção da catedral definitiva, em andamento. No entanto, os equipamentos compõem o icônico Caminho Niemeyer, consolidando a cidade como um polo de turismo religioso e cultural.
As comemorações do centenário tiveram início na quarta-feira (19), com a realização de uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Prosseguiram na quinta-feira (20), com um culto no Templo Histórico do Campo de São Cristóvão, ao passo que na na sexta-feira (21), a Vila dos Pescadores da Praia Grande, em Niterói, recebeu o evento “Impacto Humanitário e Batismo”.
Confira a programação para este sábado (22/06)
- 9h: Celebração ao ar livre e reconstituição histórica – Praça XV, Centro do Rio
- Após a celebração: Travessia de barca para Niterói
- 14h: Plenárias da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil – Caminho Niemeyer, Niterói
- 18h: Inauguração do domo da sede provisória e culto de encerramento – Caminho Niemeyer, Niterói
Arquitetura em harmonia com a fé
A sede provisória tem uma cúpula imponente de 30 metros de diâmetro e 15 metros de altura. Contudo, representa mais do que um local de culto para os fiéis, pois simboliza a união entre fé e modernidade. A nova catedral está sendo erguida em um terreno de 7.336 metros quadrados cedido pela Prefeitura de Niterói e faz parte do projeto ecumênico do Caminho Niemeyer.
Assim, além do templo evangélico, há também, no mesmo espaço arquitetônico, a construção da Catedral da Igreja Católica. Inclusive, no próximo dia 30, acontece o Festival São João, para arrecadação de fundos para as obras.
Celebração movimenta turismo
As comemorações do centenário da Assembleia de Deus em Niterói espera cerca de 15 mil fiéis de todo o Brasil, para um culto campal emocionante.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Ao mesmo tempo, a presença de mil pastores e líderes religiosos de diversos estados e países evidencia a importância desta data, sobretudo para a comunidade evangélica.
O evento espera caravanas vindas do Pará e do Amazonas, além de outras regiões. E, como resultado, consolida Niterói como um destino para o turismo religioso, unindo fé, cultura e beleza natural.
“Vai ser um grande marco para nossa congregação. Hoje, representamos 10% da população Brasileira o que significa quase 25 milhões de pessoas. Então, plantarmos a semente da sede provisória que já começará a realizar os cultos, e dar o início a obra definitiva justamente no ano em que se comemora o centenário da Assembleia de Deus no estado é, realmente, uma grande honra”, explica Samuel Câmara, líder das Assembleias de Deus de Belém (PA).
O presidente da Neltur, Andre Bento, reconhece a força da cultura religiosa em Niterói, evidenciada por vários marcos históricos. Por exemplo, a Igreja São Lourenço e a diversidade de templos e seitas.
Bento destaca, ainda, o crescimento do turismo religioso no mundo e o preparo receptivo de Niterói nesse sentido. Diante dessa demanda crescente, ele vê Niterói naturalmente vocacionada às experiências turísticas que integrem fé, cultura e lazer. Ressalta o caráter laico do poder publico, mas vê no movimento religioso potencial para promover a arquitetura tradicional das igrejas histórica com a modernidade dos novos templos.
Por fim, a obra representa mais do que um local de culto. Trata-se de um símbolo da pujança da comunidade evangélica, da cultura brasileira e da genialidade do arquiteto que marcou época no mundo.