CotidianoNiterói

Árvore de Natal: Prefeitura de Niterói rebate Bombeiros

Árvore de Natal de São Francisco é oficialmente cancelada

Foto: André Freitas/Folha do Leste – proibida a reprodução, todos os direitos reservados à Brasil 21 Comunicação

Após o desabamento da estrutura da árvore de Natal, na última sexta-feira (8), em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, narrativas e teorias de diversas correntes de pensamento começaram a surgir. As redes sociais ficaram inundadas de informações improducentes, das mais variadas fontes – em geral leigos – manifestando seu pensamento sobre o terrível incidente.

Diante disso, do minuto em que o desabamento se tornou público até este instante, a busca pelo esclarecimento dos fatos se tornou prioritária para nós, que fazemos jornalismo com responsabilidade social. Sobretudo, diante da repercussão que o acontecimento causou no cotidiano dos niteroienses. Bem como, do sentimento de compaixão, fraternidade e solidariedade, tão próprios do Natal, manifestados por quem mora em outras cidades.

Busca pela verdade

Assim sendo, a busca pela verdade consiste na apuração dos mais minuciosos detalhes. Principalmente, com fontes institucionais, que julgamos estar diretamente ligadas ao incidente. Desse modo, procuramos o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). E nos surpreendemos, acima de tudo, quando nos disseram, de forma literal, que a árvore “não tinha autorização para ser montada”. Tão espantoso para nós, tal qual para a sociedade.

O Corpo de Bombeiros informa que a Árvore de Natal de Niterói, localizada no bairro de São Francisco, não tem autorização para ser montada. O CBMERJ notificou os responsáveis para se regularizem junto à corporação e interditou o local, até o momento, para que não receba visitação”, disse a corporação.

Contudo, por mais credibilidade que o CBMERJ mereça, jornalismo se faz com o devido e necessário contraditório. Ainda mais quando temos, diante de nós, uma informação com o potencial de causar um cataclismo social. Daí a necessidade de ouvir a versão do poder público municipal, para que pudessem se manifestar sobre a declaração dada pelos Bombeiros.

No entanto, segundo a Prefeitura de Niterói, a estrutura da Árvore de Natal ainda encontrava-se em processo de montagem. E que, por isso, a vistoria final do Corpo de Bombeiros ainda não havia ocorrido. Além disso, a Prefeitura destaca que a área estava isolada e sob responsabilidade da empresa contratada. Disse, inclusive, que a Defesa Civil Municipal está vistoriando todos os equipamentos natalinos temporários.

Importante ressaltar que a área estava isolada e sob responsabilidade da empresa contratada. A estrutura ainda encontrava-se em processo de montagem. A vistoria final do Corpo de Bombeiros ainda não havia sido feita e, portanto, o espaço não estava liberado para funcionamento. As festividades de Natal estão mantidas na cidade. A Prefeitura informa que São Francisco não terá a montagem de outra árvore. O bairro contará com a instalação do parque do Papai Noel. A Defesa Civil de Niterói iniciou vistoria em todos os equipamentos temporários já montados na cidade para as festividades de fim de ano. O objetivo é garantir que as normas técnicas das estruturas tenha sido integralmente cumpridas.”

Indo além, a Prefeitura de Niterói reiterou que registrou boletim de ocorrência na 79ª DP (Jurujuba) para que a Polícia Civil investigue a queda da estrutura. Disse, novamente, que não irá erguer outra árvore no lugar. Principalmente, que não pagará à empresa responsável, Estrutend Estruturas para Eventos Ltda o valor era de R$ 2,94 milhões, definido por licitação na modalidade pregão eletrônico por menor preço.

“A Prefeitura de Niterói informa que registrou boletim de ocorrência na 79ª DP para que a Polícia Civil investigue a queda da estrutura da árvore de Natal de São Francisco, na madrugada da última sexta-feira. A Prefeitura determinou ainda que a empresa responsável apresente um laudo técnico com as causas do acidente. Devido ao ocorrido, a Prefeitura não vai pagar pela montagem da Árvore. O valor de R$ 2,94 milhões foi definido por licitação na modalidade pregão eletrônico por menor preço.

Praça não está interditada

Ao contrário do que o Corpo de Bombeiros informou, a Praça do Rádio Amador – área onde a Árvore de Natal desabou – jamais esteve interditada pela corporação. Inclusive, nossa reportagem teve acesso ao local, onde já está montado o Parque do Papai Noel no lugar da árvore.

Estrutend não responde

Desde sexta-feira, o FOLHA DO LESTE tenta contato via e-mail, telefone e WhatsApp com a Estrutend. Contudo, não recebemos nenhuma resposta. Importante ressaltar que esta empresa também se trata da responsável pela montagem do palco dos shows de 450 anos de Niterói na Praia de Icaraí, que desabou durante uma tempestade, no dia 18 de novembro, enquanto o DJ MAM se apresentava.

 

Polícia Civil

Em nota, a Polícia Civil confirmou que realizou perícia no local. E que diligências estão em andamento para esclarecer os fatos.

 

 

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cotidiano