
Apuração das eleições na OAB-Niterói: resultado aponta Pedro Gomes reeleito para mais um triênio, superando as candidaturas das chapas de Ivan Gonçalves e Andrea Kraemer| Reprodução
A advocacia de Niterói compareceu às urnas nesta segunda-feira (25) para eleger a nova presidência e diretoria da entidade. Três chapas participaram da disputa: a do atual presidente, Pedro Gomes, pela situação, com os adversários oposicionistas Ivan Gonçalves e Andrea Kraemer.
Após a totalização dos resultados registrados em cinco locais de votação, venceu a chapa OAB Inclusiva e Participativa, de Pedro Gomes, com 1.630 votos. Em segundo lugar ficou a chapa OAB Para Todos, de Ivan Gonçalves, com 1.297 votos – diferença de 303 votos para o vencedor. Por último, ficou Andréa Kraemer, da chapa Reviravolta, com 988 votos.

Comitê de Pedro Gomes na expectativa do resultado da apuração das eleições na OAB Niterói | André Freitas/Folha do Leste
Além disso, houve a totalização de 287 votos em branco e 400 nulos, perfazendo o somatório de 687 votos em nenhum dos candidatos. Entretanto, o total de votos válidos somou 3.915. Pouco mais da metade dos 8 mil eleitores aptos a votar participaram do processo eleitoral em Niterói. Ao todo, houve o comparecimento de 4.602 advogados e advogadas.
“Quero agradecer à advocacia niteroiense por acreditar na Chapa 10, de Pedro Gomes. E reiterar meu compromisso com a advocacia e a cidadania. Agradeço demais, porque a verdade prevaleceu sobre a mentira. Obrigado advogados e advogadas, por estarem conosco”, declarou Pedro Gomes, após o resultado oficial.
Juntamente com Pedro Gomes, uma nova diretoria tomará posse na entidade. A advogada Matilde Slaibi assume a vice-presidência, enquanto os demais cargos serão ocupados por Antonio Marconi, secretário-geral; Daniella Lago, secretária- adjunta; e Júnior Rodrigues, tesoureiro.]
Os vencidos
A candidata derrotada Andrea Kraemer se pronunciou após o pleito.
“Para uma primeira candidatura, conseguimos um bom número de votos, o trabalho continua, a luta é árdua, mas vamos continuar em frente”, disse Kraemer.

Andrea Kraemer comentou seu desempenho nas eleições da OAB Niterói após divulgação do resultado oficial | André Freitas/Folha do Leste
Nossa reportagem esteve com o candidato Ivan Gonçalves em seu comitê durante a apuração. De posse de alguns boletins parciais, manteve-se confiante por seu desempenho em algumas urnas, mas reconheceu a superioridade do adversário nas urnas da Associação Médica Fluminense.
“Fizemos uma campanha limpa, e, praticamente sem qualquer tipo de ajuda da seccional, entretanto, fui fiel aos meus princípios, pois, tenho palavra, e, honro todos os meus compromissos”, disse Ivan Gonçalves.

Ivan Gonçalves reuniu apoiadores em seu comitê de campanha para aguardar o resultado da apuração da eleição da OAB | André Freitas/Folha do Leste
Apesar da derrota nas urnas, Ivan falou que dará início a uma nova campanha de oposição construtiva em face da atual gestão da OAB Niterói.
“Não compactuaremos com nada de errado de quem quer que seja, e, o Movimento da Advocacia Revitalizada vai se unir em prol de uma OAB que cumpra o seu papel institucional”.
Ivan Gonçalves disse ainda mantém sua indignação com relação à atual gestão. Ele lamentou não ter havido julgamento das documentações apresentadas à seccional da OAB RJ desde 2022.
“O resultado das nossas eleições demonstrou, que apenas 35% da Advocacia de Niterói escolheu a atual gestão, e, 65% dos Advogados de Niterói não votaram na chapa que venceu”, resumiu.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI