
Foto: Bruno Eduardo Alves – Prefeitura de Niterói
Após reportagem publicada pelo FOLHA DO LESTE, em 22 de agosto deste ano, a Prefeitura de Niterói finalmente inaugurou, nesta quinta-feira (21), o projeto Praia Sem Barreiras, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói. A iniciativa, que custou cerca de R$ 220 mil reais aos cofres públicos, havia sido anunciada em 2019.
O início das atividades coincidiu com o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência. O Praia Sem Barreiras dá oportunidade para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida tenham acesso às atividades na praia e ao banho de mar.
Segundo o governo municipal, o projeto vai funcionar todos os finais de semana, alternando entre as praias de Icaraí e Itaipu (quinzenalmente em cada um dos pontos). A utilização se dará por preenchimento de um formulário no local com direito a usufruir da cadeira anfíbia por 30 minutos. Caso a pessoa queira, pode fazer um novo pedido e aguardar na fila para usar o apoio novamente.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
A obra foi executada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e inclui a construção dois decks com rampas de acessibilidade – um próximo à vila dos pescadores e outro perto dos restaurantes locais – além de um tablado para facilitar o acesso à areia. Também foi instalado um contêiner onde são guardadas as cadeiras anfíbias utilizadas no projeto.

Foto: Bruno Eduardo Alves -Prefeitura de Niterói
A secretária de Acessibilidade, Tânia Rodrigues, destacou que o projeto ajuda a dar dignidade às pessoas com deficiência para aproveitarem o dia na praia.
“A praia é o lugar mais democrático que a gente tem. Você não precisa de nada. Dá para trazer a família e se distrair. O projeto traz dignidade e evita que as pessoas precisem ser carregadas no colo, de uma forma constrangedora, para chegarem até o mar. Então, é uma felicidade poder fazer isso nas praias de Niterói”.
Ampliação
Ainda de acordo com a Prefeitura, previsão é que, ainda este mês, a secretaria lance um edital de chamamento para contratar uma equipe especializada que ficará responsável por desenvolver atividades na areia, bem como acompanhar a pessoa no banho de mar.
Denúncias de abandono
Em agosto, a reportagem do FOLHA DO LESTE recebeu imagens da estrutura, que já estava pronta para o projeto, na Praia de Itaipu. No entanto, o contêiner com as cadeiras anfíbias e os decks estavam subutilizados.
Na ocasião, a Prefeitura de Niterói prometeu que as atividades seriam iniciadas ainda no segundo semestre de 2023, o que se concretizou exatamente um mês depois.