
Após derrota nas urnas, Carlos Jordy ataca Rodrigo Neves em live no Instagram | Reprodução Instagram @carlosjordy
A disputa do 2º turno de Niterói para eleger o prefeito da cidade chegou ao fim, mas, pelo visto, as desavenças políticas estão longe de ter uma trégua. Na manhã de hoje (28), por volta das 10h, o candidato derrotado Carlos Jordy (PL) abriu uma live em seu Instagram para conversar com os eleitores e agradecer. Pelo menos, a princípio, era o que parecia.
O que Jordy começou chamando de “live de gratidão”, virou, em cerca de um minuto, uma declaração dirigida exclusivamente ao novo prefeito Rodrigo Neves (PDT). Foram mais de 10 minutos somente de ataques e acusações.
O bolsonarista começou acalmando os eleitores dizendo que estava bem, “em paz e muito feliz com tudo que aconteceu”. Agradeceu à Deus por tê-lo colocado nesse processo eleitoral e por ter conhecido pessoas maravilhosas.
“Eu conheci realmente as pessoas de toda a nossa cidade e isso, para mim, foi muito valioso. Não é fácil enfrentar o sistema, ele é bruto, como diz o ditado. Nós enfrentamos um candidato que dizia que era o melhor prefeito da história de Niterói. Um candidato que tinha 14 partidos, 70 secretarias e 20 mil cargos comissionados”.
Daí em diante, a live virou ataque atrás de ataque.
“Não satisfeito, ele (Rodrigo) fez um jogo sujo e comprou um partido nosso, ele foi por cima, foi num presidente nacional e comprou o partido Agir. Comprou o partido de outro candidato, um adversário nosso, Bruno Lessa. Comprou o PMB. Então, ele tinha 16 partidos com 22 candidatos. E eu com dois partidos, apenas. Eles com uma máquina enorme, muito dinheiro de corrupção que vêm acumulando há anos, à frente da prefeitura”.
De acordo com Jordy, Rodrigo dizia que era impossível que ele fosse para o segundo turno.
“Eu mostrei que era possível, enfrentei com muita coragem, muita determinação, muita disciplina. Percorri a cidade mostrando que nós tínhamos um projeto melhor para Niterói, levando a verdade para a população, caminhando em toda nossa cidade, apertando mãos, falando com a população, usando carro de som. E consegui ir para o segundo turno”.
Acordos e venda de obras
Jordy continuou sua fala dizendo que, no segundo turno, Rodrigo fez “muitos acordos, vendendo obra para o futuro, para poder se capitalizar politicamente e assim ganhar a eleição”.
“Ele vendeu obras para muitos empresários. Fez isso de uma forma desesperada, além de acordos com políticos da velha política, como Zeca Mocarzel, responsável por prostituir a Emusa, com Moreira Franco, com Felipe Peixoto. Vocês verão as modificações que vão acontecer nas secretarias. Muitas foram prometidas para esses figurões da velha política. Até mesmo quem era oposição antes, agora se aliou a ele, como, por exemplo, Juliana Benício e o próprio Felipe Peixoto”.
O deputado seguiu dizendo que “todos esses acordos” tornariam inviável a política na prefeitura.
“Vai tornar inviável a governança, a administração. Ele (Rodrigo) vendeu a alma ao diabo para poder se eleger”, declarou Jordy.
Base do PL na Câmara
Em outro trecho, Jordy começou a destacar a força de seu partido, conquistada na recente eleição para vereadores de Niterói.
“Agora nós temos uma base forte na câmara, temos quatro vereadores do PL muito determinados, muito leais aos seus princípios e aos seus eleitores. Existem lá também outros vereadores que são de oposição e que, certamente, em alguma ocasião, abrirão CPI contra Rodrigo Neves. Inclusive vereadores do Psol que apoiaram ele no segundo turno, mas porque eram contra mim, era uma questão ideológica”.
Jordy garantiu que Neves “não terá vida fácil”.
“A partir de agora Rodrigo Neves está muito triste, preocupado porque eu cresci politicamente também, cresci como a maior liderança de oposição de fato na cidade. Ele nunca enfrentou isso que ele enfrentou. Com todo esse arsenal que ele tinha, com tudo que ele tinha, ele enfrentou um cara com apenas dois partidos e com muito sangue no olho. Nós conseguimos fazer uma eleição muito limpa, bonita, honesta, mas enfrentando de igual para igual ele, que teve que vender tudo para conseguir vencer essa eleição”.
Próximo prefeito da cidade
Após dizer que se considera vitorioso em vários aspectos, Jordy garante ainda que Rodrigo terá uma disputa como nunca teve na vida.
“Eu saio de cabeça erguida. Se tem algum vitorioso nessa eleição, sou eu. Eu me sinto muito vitorioso, em todos os aspectos. Vitorioso porque me tornei uma pessoa melhor, porque venci muitas questões internas que eram necessárias passar para vencer. Vitorioso porque cresci politicamente, vitorioso porque serei o próximo prefeito de Niterói e o Rodrigo Neves sabe disso. Ele agora terá uma disputa como nunca teve na vida, porque eu me tornei um político muito forte na cidade e é por isso que ele tem tentado me matar politicamente, enterrar minha reputação”.
Jordy termina esse trecho afirmando que embora Rodrigo sempre fale de amor, ele tem “ódio”.
“Nós não enfrentamos apenas uma máquina, nós enfrentamos um cara com ódio”.
Imprensa comprada
Outra afirmação feita durante a live foi a de que Rodrigo Neves teria comprando toda a imprensa local e nacional.
“Ele colocou toda imprensa comprada por ele para me atacar, com muitas mentiras, calúnias, difamações, distorções e meias verdades. Ele fez de tudo para me assassinar politicamente, para assassinar minha reputação, mas ele não vai conseguir. Ele me atacou muito, desesperado, comprou todos os jornais locais e até jornais nacionais, para fazer essa campanha de assassinato de reputação. Fez material com campanha negativa, proibido, distribuía de uma forma desesperada. Deixou a campanha de lado porque ele está com medo de mim. Mas eu vou ser o seu pesadelo, Rodrigo, pode ter certeza”, ameaçou Jordy.
Mais uma vez, ele volta a falar da força da oposição.
“Nós vamos ser agora a maior oposição que você já teve. Junto com Douglas Gomes, Allan Lyra, Daniel Marques, Fernanda Louback, com todos os vereadores que fizeram um belíssimo trabalho. Nós vamos ser a oposição que você nunca teve. Nós vamos fazer uma oposição que será mais do que uma pedra no seu sapato”.
Uma última ameaça
Batendo novamente na tecla de que Rodrigo teria “vendido a alma ao Diabo”, Jordy garantiu:
“Nós vamos fazer com que você caia até antes de concluir o seu mandato, porque tem muita podridão no seu governo, nesses 12 anos de governo, e tudo vai vir à tona, todos os seus esquemas. E é por isso que você apostou tudo, vendeu a alma ao Diabo, porque sabia que se eu entrasse, eu iria abrir a caixa preta para mostrar os seus esquemas, as suas relações com os empresários, os funcionários fantasmas da Emusa, as terceirizadas que você coloca para trabalhar e fazer campanha para você”.
O encerramento da live voltou ao tom de início.
“Nós estamos felizes, de alma lavada, estou com paz no meu coração. Enquanto meu adversário, eu sei que está muito preocupado”.
Jordy agradeceu novamente à Deus, sua família e os eleitores, garantindo, também novamente, que será o próximo prefeito de Niterói.