Uma grande operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro contra rifas ilegais e manipulação de resultados, realizada nesta quarta-feira, teve um importante alvo em Niterói. Trata-se do influenciador digital Samuel Bastos de Almeida, conhecido como Almeida do Grau, morador do bairro de Camboinhas.
O nobre bairro niteroiense amanheceu com viaturas da força-tarefa envolvida na operação, que cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do investigado. Diante disso, muitas pessoas começaram a indagar quem seria o influenciador.
“Conheço a história do Almeida e da Clara desde quando moravam na Trindade (em São Gonçalo) e não tinham nada, começam do pouco mesmo e hoje graças a Deus evoluíram bastante e eles são tão abençoados que você não faz ideia. Mais enfim os JUSTOS são os mais Perseguidos, uma hora a verdade há de vir ,mais infelizmente a mídia não vai mostrar”, disse a seguidora Thayane Silva.
Almeida do Grau ganhou seguidores na rede social Instagram através de vídeos de ostentação com carros, quadriciclos e motos de luxo. Igualmente, por conta de sorteios com altas premiações por cotas com valores muito baixos. Ao todo, ele soma 440 mil seguidores na plataforma. Enquanto a investigação afirma que os sorteios eram fraudulentos, o influenciador, pelo contrário, nega todas as acusações. Ele é investigado por crimes contra o consumidor e lavagem de dinheiro.
Em um vídeo, Almeida do Grau dá explicações sobre a operação da Polícia Civil. Nos stories de sua rede social, ele ainda publicou um link com os resultados dos sorteios que realizou, afirmando que todos os prêmios foram entregues.
Além das justificativas, Almeida do Grau terminou o dia conturbado dizendo que dormiria tranquilo.
Acima da lei
No entanto, algumas condutas utilizadas pelo influencer para ganhar notoriedade nas redes sociais, além das rifas, está associada ao seu próprio apelido: do Grau.
Desse modo, é importante explicar o que significa o grau. Trata-se da prática de fazer manobras para empinar a motocicleta ou quadriciclo, colocando a roda dianteira no alto enquanto mantendo apenas a tração traseira no chão.
Almeida “do Grau” ostenta tais práticas em sua rede social. O influenciador tem comportamento que merece observância nos termos do artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vez que ele aparece, em diversos vídeos, fazendo exibição ou demonstração de pericia em manobra de veiculo automotor, em via pública na direção de veiculo automotor, colocando em risco à incolumidade pública ou privada.
Tais práticas deveriam ser devidamente apuradas para a verificação de infrações de trânsito, bem como de crime. Vale observar o artigo 308, do CTB.
Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada: Penas – detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
O vídeo abaixo ainda expõe a perigo a integridade física de menores de idade.
Por fim, resta saber se o influenciador dará sequência ao seu trabalho de “entretenimento” de risco, bem como às suas rifas depois da operação da polícia.