Estado do Rio de JaneiroPolítica

Alerj debate uso de inteligência artificial nas eleições

Alerj debate uso de inteligência artificial nas eleições

Evento aconteceu no Plenário da Alerj – Foto: Divulgação/Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou, nesta segunda-feira (11), o ciclo de debates sobre Direito Eleitoral. A abertura do evento teve como um dos temas centrais a discussão sobre o uso da Inteligência Artificial nas campanhas eleitorais. A iniciativa é fruto de parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU)

O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), abriu o evento sublinhando que a presença de autoridades especializadas no assunto é capaz de proporcionar uma discussão enriquecedora cujo objetivo é esclarecer sobre a utilização de novas tecnologias no ambiente virtual, especialmente voltadas ao período eleitoral, além de fortalecer a defesa do Estado Democrático de Direito.

A Alerj abre suas portas para receber profissionais do mais alto gabarito a fim de promover, ainda mais, o conhecimento e o acesso à informação. É muito importante compreender os limites daquilo que é permitido e daquilo que é proibido pela Justiça Eleitoral”, afirmou Bacellar.

Democracia como eixo temático

Já o procurador-geral da Alerj, Robson Maciel Júnior, explicou que o primeiro dia de evento teve a democracia como eixo temático. Ele citou que o debate institucional, acima de tudo, serve para os mandatários conhecerem as regras eleitorais.

Nós estamos muito felizes em trazer grandes instituições para palestrar e discutir o Direito Eleitoral aqui na Alerj. Tivemos, como eixo temático, neste primeiro dia, a democracia. Estamos vivendo um momento muito importante no qual esse tema está no centro do debate jurídico e político”, disse.

Alerj debate uso de inteligência artificial nas eleições

Evento aconteceu no Plenário da Alerj – Foto: Divulgação/Alerj

A desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Tathiana Costa, trouxe à luz o impacto da Inteligência Artificial nas redes sociais e nas eleições. Para ela, a tecnologia é muito bem-vinda, mas precisa ser utilizada com responsabilidade e com resoluções bem definidas.

A Europa está muito avançada nesse tipo de discussão. As diretrizes europeias para a inclusão de Inteligência Artificial são amplas e ajudam bastante no processo de construção das resoluções que o TSE editou há poucos dias. Também acho que pode servir de parâmetro para as legislações que estão sendo elaboradas nas casas legislativas em Brasília”, disse Tathiana.

O segundo dia de debates acontecerá nesta terça-feira (12), a partir das 9h, no auditório do 21º andar do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *