ArtesColunistasCulturaEntretenimento, Artes e CulturaTeatro

“Agenda cultural: Confira as opções de teatro no Rio até R$ 50”

Peça “O menino é pai do homem”, baseada no livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, com direção de Moacir Chaves. Foto: Divulgação

O cenário teatral do Rio de Janeiro está repleto de opções para os amantes das artes cênicas que desejam aproveitar a cidade sem gastar muito. Com peças que abordam diferentes temáticas e estilos, há opções para todos os gostos e bolsos. Veja abaixo algumas das principais atrações em cartaz:

“Olga e Luiz Carlos — Uma história de amor” é uma peça criada pelo renomado documentarista Silvio Tendler. Baseada na troca de correspondência entre Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, a montagem retrata o amor proibido do líder comunista brasileiro e da militante alemã de origem judaica. A obra, escrita a partir de documentos cedidos pela historiadora Anita Leocádia Prestes, filha do casal, revela os desafios enfrentados por eles em um período marcado pela ditadura. Dirigida por Isabel Cavalcanti, a peça está em cartaz no Sesc Copacabana.

Outra opção é “A morte e a donzela”, baseada no clássico do escritor argentino Ariel Dorfman. O enredo aborda o encontro entre uma ex-prisioneira do regime militar e seu suposto torturador. Sob direção de Eduardo Milewic, a peça traz à tona as marcas deixadas pelo passado e as consequências de atos injustos. O espetáculo está em cartaz no Teatro Cândido Mendes.

Cena do espetáculo “A morte e a donzela”. Foto: Divulgação

Para quem busca uma experiência mais reflexiva, a dica é “O menino é pai do homem”. Dirigida por Moacir Chaves, a peça é baseada no livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, e faz parte do projeto “Nave de Luz”. Com projeções e jogos de luz, a montagem aborda temas como escravidão e desigualdade social. As apresentações acontecem no mezanino do Sesc Copacabana.

O espetáculo “Marielle presente!”, apresentado pela Confraria do Impossível, conta a história da vereadora Marielle Franco e busca contextualizar a importância de seu legado ancestral e existencial. Com texto e direção de André Lemos, a peça destaca as semelhanças entre a trajetória de Marielle e de diversas mulheres negras. As apresentações acontecem no Teatro Sesi Graça Aranha.

A “Confraria do Impossível” apresenta “Marielle Presente!”

Outra opção é “Kafka e a boneca viajante”, um musical inspirado no livro de Jordi Sierra i Fabra. A peça retrata o suposto encontro entre o escritor Franz Kafka e uma menina que chora por ter perdido seu brinquedo. O elenco conta com Alessandra Maestrini, André Dias, Lilian Valeska e Carol Garcia, sob a direção de João Fonseca. O espetáculo está em cartaz no Teatro II do CCBB.

Cena de “Kafka e a boneca viajante”. Foto: Divulgação

Outras atrações imperdíveis incluem “Coisa”, com a atriz Lisa Eiras encenando quatro mulheres que vivem momentos de mudança em suas vidas, no Teatro Glaucio Gill; “Cartas de Darcy”, que reflete sobre o Brasil atual a partir da trajetória do intelectual Darcy Ribeiro, na Casa de Cultura Laura Alvim; “Cabaré Fantástico”, um show cênico-musical que celebra o Orgulho LGBTQIAPN+, no Teatro Prudential; “Avental todo sujo de ovo”, que aborda a história de um casal em busca de notícias do filho há quase duas décadas, no Teatro Cândido Mendes; “O alienista”, uma adaptação do clássico de Machado de Assis sobre os terrores enfrentados pela população de uma vila, no Teatro João Caetano; e “3 maneiras de tocar no assunto”, que aborda a homofobia em três solos curtos, no Teatro Glauce Rocha.

Com tantas opções de qualidade, o público tem a oportunidade de mergulhar em diferentes universos e se emocionar com as obras apresentadas nos palcos cariocas. Não perca a chance de vivenciar a magia do teatro no Rio de Janeiro!

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Artes