PolíciaRio de Janeiro - Capital

Ação Ordo mira transporte clandestino e obras irregulares – Vídeos

Ação Ordo mira transporte clandestino e obras irregulares - Vídeos

Ação Ordo mira transporte clandestino e obras irregulares – Vídeos | Divulgação/Governo do Estado

As Forças de Segurança do Rio de Janeiro retornaram às comunidades da Zona Oeste nesta quarta-feira (17) para o terceiro dia da Operação Ordo. Em uma megaoperação que visa mapear e coibir a exploração ilegal de serviços por criminosos, as equipes estão combatendo o transporte clandestino, demolições de construções irregulares e crimes ambientais.

Desde as primeiras horas da manhã, a Polícia Militar, com apoio de diversos órgãos, atua em pontos estratégicos como a Estrada dos Bandeirantes, Estrada do Itanhangá, Muzema e Avenida das Américas, combatendo o transporte clandestino. O objetivo é asfixiar o lucro de bandidos com essa atividade ilegal e garantir segurança aos motoristas de aplicativos.

Na Cidade de Deus, agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e da Prefeitura do Rio demoliram mais de 30 construções irregulares e removeram entulhos. Bares, restaurantes e até mesmo casas erguidas em áreas públicas foram derrubados, liberando calçadas e vias antes obstruídas.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

As demolições geraram confusão entre agentes e moradores, que se queixaram de não ter sido notificados sobre as ações e alegaram usar os espaços como local de trabalho. Um vídeos ao qual a reportagem do Folha do Leste teve acesso mostra um grupo agredindo um suposto funcionário da prefeitura.

Equipes da Secretaria de Estado do Ambiente (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) desmobilizaram um lixão clandestino na Cidade de Deus, que recebia descartes irregulares diretamente no solo. Dois responsáveis pelo crime ambiental foram detidos.

Na Gardênia Azul, equipes da Seas e do Detran fecharam um ferro-velho que funcionava sem licença na Rua Guaze. Além da falta de autorização, a empresa cometia crime ambiental por despejo de óleo de motor no solo.

Todo o material armazenado foi apreendido para destruição.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado podem ser feitas ao Linha Verde pelos telefones 0300 253 1177 (interior) ou 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é garantido.

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos, destacou que a disputa territorial na região deixou de ser apenas por pontos de venda de drogas, passando a visar a exploração de serviços como luz, gás, água, telefone e internet.

A Operação Ordo conta com o apoio de dois mil agentes, incluindo Segurança Presente, Divisão de Recaptura, Inteligência da Seap, concessionárias de serviços públicos, operadoras de telecomunicações, Prefeitura do Rio e Guarda Municipal.

Megaoperação já prendeu 45 pessoas:

Em apenas dois dias de operação, 45 pessoas foram presas, sendo 38 em flagrante e sete em cumprimento de mandado. Seis adolescentes também foram apreendidos. As prisões estão relacionadas a crimes contra o patrimônio, como furtos de energia e água, que financiam as atividades criminosas.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Polícia