
Ação da Polícia no Morro dos Macacos termina com quatro suspeitos presos | Reprodução
Uma operação da Polícia Militar no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, resultou na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de quatro fuzis nesta quinta-feira (19).
+ LEIA TAMBÉM: ►Operação combate roubo de cargas em São Gonçalo
A ação integra uma série de iniciativas para conter a violência na região, palco de intensos confrontos entre facções criminosas.
Intensificação dos confrontos na região
O Morro dos Macacos é um dos principais focos de disputa entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP), facções que disputam o controle do tráfico de drogas. Confrontos frequentes têm impactado os moradores da comunidade, que abriga cerca de 5 mil pessoas.
Durante a operação, além das prisões, os policiais apreenderam munições, carregadores e rádios transmissores. Todo o material foi encaminhado para a 20ª DP (Vila Isabel), onde os suspeitos também foram registrados.
Líderes de facções sob investigação
Leandro Nunes Botelho, conhecido como Scooby Doo, é apontado como o principal líder do TCP no Morro dos Macacos. Ele é investigado por coordenar a defesa da comunidade contra avanços do CV. No Morro do São João, outra área sob controle do TCP, a liderança é atribuída a Willian Souza Guedes, o Corolla, preso em julho deste ano.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Mesmo após a prisão de Corolla, o TCP continua buscando fortalecer sua presença em diferentes regiões. As investigações apontam que o CV tenta aproveitar a localização estratégica do Morro dos Macacos, que oferece acesso facilitado à Zona Oeste por meio do Parque Nacional da Tijuca.
Expansão territorial e conflitos
O interesse do Comando Vermelho em expandir seu território inclui áreas como Gardênia Azul, na Zona Oeste. A localização do Morro dos Macacos é considerada estratégica para consolidar essa expansão, o que intensifica os confrontos na região.
+ LEIA TAMBÉM: ►Tiroteio e perseguição terminam com suspeitos caindo de viaduto
A Polícia Militar continua monitorando as atividades criminosas e intensificando ações para conter a violência. Desde o início das operações na região, diversas armas foram apreendidas, e suspeitos ligados a facções foram detidos.