Especial Carnaval 2024

Acadêmicos de Niterói canta o Catopê e faz frente à Maricá por campeonato

A Acadêmicos de Niterói, sétima escola a desfilar na sexta-feira (9) de carnaval pela Série Ouro, entrou na briga pelo campeonato do grupo. A azul e branco niteroiense se destacou pela excelente bateria do Mestre Demétrius, bem como pelas alegorias e fantasias de bom gosto e fácil leitura. Com isso, a agremiação pode fazer frente à União de Maricá, com quem pode vir a lutar quesito por quesito.

Com o enredo “Catopês – Um Céu de Fitas”, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins, a escola niteroiense desfilou leve e elegante. E fez uma homenagem à tradição de Catopês, que acontece na cidade de Montes Claros, no estado de Minas Gerais. A celebração acontece durante as “Festas de Agosto”.

O samba-enredo que narra esse importante evento cultural e religioso, embalou o publico, apesar da letra difícil. Mas a escola teve momentos de alternancia de canto. Em suas alas, o que pode lhe custar pontos em harmonia.

Porém, o desfile da Acadêmicos de Niterói teve excelentes momentos e defendeu bem os demais quesitos, principalmente os que se relacionaram com o enredo, tal qual o casal de meste-sala e porta bandeira e a comissão de frente.

A Acadêmicos de Niterói mostrou, cenicamente, os instrumentos musicais, como pandeiro, tambor e ganzá, que acompanham a dança e o canto dos grupos Catopês.
Outras referências à festa estiveram presentes no desfile, como a sua dança típica, uma mistura de movimentos africanos e europeus.

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.